A Vigilância Sanitária de Natal, em parceria com a UFRN, por meio do Projeto Minha Horta, realizou na última sexta-feira (23) uma atividade de intervenção na Unidade de Saúde do Panatis. A ação fez parte da disciplina Saúde e Cidadania (SACI) da Universidade e contou com a ajuda da equipe de Educação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Núcleo de Informação, Educação e Comunicação da Vigilância Sanitária (NIEC-VISA).
Durante a ação, um canteiro foi implantado na unidade com a participação dos alunos, funcionários e voluntários da comunidade, com o intuito de incentivar e ensinar como cultivar hortas orgânicas para o consumo de alimentos saudáveis, pois essa prática é muito importante para a melhoria da qualidade de vida, principalmente sob o ponto de vista nutricional, contribuindo para a prevenção de doenças, além de constituir-se em terapia ocupacional e também atuar na economia das famílias.
“Esse momento é uma oportunidade muito importante para trabalhar e atuar na comunidade, pois aproxima o serviço, a Universidade e a população. É importante que a comunidade se envolva efetivamente e que a responsabilidade seja compartilhada com o serviço, para assim ampliar o olhar crítico e reflexivo sob as ações de saúde que estão sendo promovidas em seu território, onde é fundamental a parceria e união de todos os envolvidos no processo, além de oportunizar um espaço de atuação e reflexão para diversos alunos da área da saúde em formação na UFRN”, explica Ana Cristina Barbosa, chefe do NIEC-VISA.