Ser um canal de comunicação entre a Prefeitura do Natal e a população. O sistema de atendimento da Central 156, que está funcionando em caráter experimental, desde o início de fevereiro deste ano foi apresentado à Secretaria de Meio Ambiente e Urbansimo (Semurb), na manhã desta terça-feira (2), pelo Ouvidor Geral, João Paulo Galvão.
A central 156 foi pensada para que todos os serviços oferecidos por cada uma das secretarias municipais possam ser solicitados através do telefone, funcionando por meio do gerenciamento de demandas, de maneira a cadastrar, acompanhar e mensurar o atendimento das solicitações feitas pela população.

Para o secretario da Semurb, Kalazans Bezerra, que acompanhou a reunião, ter conhecimento do que pensa a população é muito importante para a Gestão Municipal. “Com a Ouvidoria estamos abrindo canais e gerando oportunidades para aproximar o serviço público da população natalense, pois a burocracia muitas vezes afasta os cidadãos”, disse.

Segundo João Paulo Galvão, o serviço já existe em várias cidades do país e se configura como a melhor forma de democracia participativa que existe. “As políticas públicas serão desenvolvidas e direcionadas de acordo com as demandas e das solicitações feitas por meio dos vários canais da Ouvidoria. O cidadão pode sugerir, cobrar, denunciar ou elogiar”, explica.

Além da Central 156 (24 horas), o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria através do portal www.natalfacil.com, da carta resposta disponível nos Correios, pela caixa postal 156 (agência central CEP 59010-970) e de forma presencial no endereço da própria Ouvidoria Geral do Município na rua Sachet, 271, 2º andar, Ribeira.
João Paulo Galvão acrescenta ainda que o pleno funcionamento da Central 156 depende do envolvimento das secretarias, uma vez que são elas as responsáveis pela execução das solicitações. “É importante definir os prazos que as solicitações serão atendidas, para que seja informado à população o quando será o retorno”,finaliza.