Aumentar a camada arbórea da cidade tem sido uma das metas a ser perseguida pela atual gestão. Em reunião ocorrida na manhã de terça-feira, 23, entre a titular da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Virgínia Ferreira e diversos órgãos da gestão municipal, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Educação (IFRN) e entidades ligadas ao tema, teve como objetivo montar estratégias para intensificar as ações de arborização na cidade. A reunião ocorreu na sede do órgão.
A reunião estavam presentes a secretária de Educação de Natal (SME), Justina Iva, o presidente da Companhia de Limpeza Urbana de Natal, Cláudio Porpino, o professor da UFRN, Robério Paulino, o professor do IFRN, Luiz Antônio Soares, as ONGS Baobá e o Horto Pitimbu, além de técnicos da Semurb do setor de Arborização e Fiscalização.
A primeira pauta foi sobre o projeto das hortas nas escolas municipais, que a Semurb está desenvolvendo em parceria com a secretaria de Educação (SME), cujo lançamento está previsto para acontecer na semana de Meio Ambiente 2017, de 5 a 10 de junho, no Parque da Cidade. A Semurb visitou 32 escolas municipais que aderiram ao projeto. A escola selecionada para servir de modelo foi a Palmira de Souza, localizada no conjunto Santa Catarina, zona norte da cidade. Para a secretária da Semurb, Virgínia Ferreira “essa é uma ação importante porque vai beneficiar toda a comunidade escolar e o entorno dela”, ressalta.
A secretária de educação do município, Justina Iva, disse que a ideia da horta escolar vai trazer muitos benefícios tanto para a escola como para a comunidade, que poderá participar do projeto. Segundo ela já está assegurado todo o material a ser usado na Horta. Informou ainda, que vai discutir com a comunidade escolar sobre a participação e o envolvimento das escolas no projeto Arborizando Natal, conduzido pela Semurb.
A sugestão do professor Robério Paulino é de promover o plantio em áreas próximas às escolas e envolver tanto a comunidade quanto os alunos, estimulando a adoção de uma árvore por uma família do entorno, e cada uma delas (família) ficaria responsável pela manutenção do vegetal para que ele cresça e floresça. Ele acredita que “se cada família adotasse uma mudinha seria possível plantar muito mais de 20 mil mudas na cidade”, confessa ele.
Outro problema tratado foi sobre a situação das áreas verdes do município que carecem de uma maior cobertura vegetal. Natal tem hoje 500 áreas verdes, e muitas têm problemas com deposição de lixo, segundo a secretária-adjunta de Planejamento, Florésia Pessoa. Para ela é importante esse trabalho que a Urbana vem fazendo junto com a Semsur em limpar essas áreas. Segundo ela está sendo pensado pela Semurb a colocação de placas indicativas sobre a área.
O presidente da Urbana, Claudio Porpino informou que vem trabalhando em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) e Semurb promovendo a limpeza desses espaços públicos. Ele disse que recebeu de uma empresa a doação de vários paletes que vão servir para confeccionar os gradis para proteger as mudas. Ressaltou o projeto de aproveitamento de pneus inservíveis para confecção de lixeiras que a Companhia está produzindo em sua oficina.
De acordo com Leonardo Almeida, chefe do setor de Fiscalização da Semurb, foram reintegradas em operações realizadas pela secretaria, nos últimos três anos, 193 áreas públicas, que estavam sendo ocupadas irregularmente. A ideia é limpar e promover o plantio nessas áreas é muito saudável para que a população “se empodere da área e a torne num local de convivência”, destaca a secretária da Semurb Virginia Ferreira.