A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo no Auditório da Maternidade Araken Pinto, uma capacitação nos dias 16, 17 e 18, para os profissionais da Maternidade Araken Pinto, Leide Morais e Felipe Camarão, sobre o acolhimento das pessoas em situação de violência sexual e o atendimento da Profilaxia Pós Exposição ao HIV (PEP).

“Essa capacitação tem o objetivo de qualificar os profissionais da rede municipal de saúde com conhecimentos e habilidades necessárias a fim de melhorar a qualidade no atendimento às pessoas em situação de violência sexual”, destacou a chefe do Núcleo IST/AIDS/SMS, Emilly Miranda.

Os assuntos abordados são: apresentação dos epidemiológicos e notificação dos casos de violência; acolhimento; fluxo de atendimento de urgência e ambulatorial das pessoas vítimas de violência; atribuição da equipe multiprofissional; e, coleta de vestígio Profilaxia Pós Exposição ao HIV.

“As UPAS Potengi, Esperança, Pajuçara, Unidade Mista de Cidade Satélite e Hospital Municipal de Natal já passaram por capacitação. Essas unidades, além das maternidades servirão como referência para fazer o primeiro acolhimento para esse público. Nos dias 6, 7 e 8 de junho, acontece a capacitação para a Atenção Básica, que irá realizar ao atendimento sequencial”, afirmou Emilly.
A capacitação que é dirigida a médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e farmacêuticos, é uma realização da SMS por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), Departamento de Atenção Especializada (DAE), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP/RN).

Violência Sexual
A violência sexual pode dar origem graves danos físicos que exigem intervenção imediata, como lesões, infecções, gravidez indesejada e os riscos de contágio de doenças sexualmente transmissíveis, com a AIDS. Grande parte dos casos de agressão resulta em dificuldades psicológicas marcantes, como depressão, ideia suicidas, vergonha, medo e culpa. A assistência às pessoas em situação de violência sexual exige um cuidado especial, já que elas chegam bastante fragilizadas.