Preocupados com o desenvolvimento dentário das crianças atendidas no local, a Unidade Mista de Felipe Camarão criou, em 2010, o projeto 'Atenção à Saúde Bucal na Primeira Infância: Do Pré-Natal à Pré-Escola'.
Como o próprio nome já sugere, a ideia é mostrar para as mães a importância do cuidado com a dentição, não apenas da criança que irá nascer, mas dela própria. “Fazemos o acompanhamento desde o primeiro ao nono mês da gravidez, além do atendimento aos recém-nascidos, pois muitas mães pensam que os problemas só aparecem quando as crianças já estão com os dentes nascendo, mas isso não é verdade”, destacou Lúcia Régia, odontóloga da unidade.
Durante a gestação, o trabalho dos odontólogos é prevenir ou tratar as doenças orais das futuras mães e esclarecer as dúvidas, como aleitamento materno, hábitos e higiene. Nesse período, problemas periodontais (doença que atinge a gengiva e o osso que suporta os dentes) se tornam mais suscetíveis a acontecer, por causa das alterações hormonais que ocorrem na mulher, o que pode aumentar o risco de parto prematura e baixo peso de crianças ao nascer.
O projeto é desenvolvido com atividades educativas e lúdicas, transformando essas informações em hábitos saudáveis. Além das atividades na Maternidade de Felipe Camarão, os profissionais da unidade também realizam visitas em creches e pré-escolas para orientações de higiene bucal, aplicações de flúor, exames clínicos e encaminhamentos para tratamento, caso seja necessário. O acompanhamento é feito em crianças até os seis anos de idade.