Em apenas 14 meses, a atual gestão da Prefeitura do Natal, administrada pela prefeita Micarla de Sousa, concedeu aos professores do município melhorias salariais que totalizam cerca de 22%. Em janeiro de 2009, no início da gestão, a Prefeitura do Natal concedeu um reajuste salarial de 7%. Ainda em 2009, aplicou mais 5% de reposição de perdas salariais, totalizando um aumento real de 12% no vencimento dos educadores. Em janeiro deste ano, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), reajustou em 4,5% os salários e no mês de abril efetivará o pagamento de 5% de reposição de perdas, totalizando mais 9,5% de ganho real. Juntando ganhos de 2009 e 2010, os professores municipais tiveram um aumento real de 21,5% nos salários.

A Prefeitura do Natal enviará, ainda na tarde desta quinta-feira, comunicado ao SINTE, assegurando o cumprimento das reivindicações da categoria. A administração municipal tentará o acordo para que os professores retomem as atividades e não prejudiquem os cerca de 60 mil alunos da rede municipal de ensino. Conforme solicitado pelo Sindicato, a Prefeitura também estará informando hoje que pagará, junto com a folha de março, o 1/3 de férias dos professores municipais que completaram um ano de trabalho no último mês de janeiro. Ainda na folha de pagamento do próximo mês de março, também serão quitadas as progressões verticais e horizontais de direito da categoria.

Merenda

Sobre a merenda escolar, a Prefeitura do Natal esclarece que os diretores das Escolas Municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) devem fazer o pedido de empenho junto à Secretaria Municipal de Educação para que a compra dos insumos seja liberada. Os recursos da merenda escolar estão garantidos, sendo de 30% para os primeiros quatro meses do ano letivo. Até ontem, apenas cinco escolas tinham solicitado o empenho. Nesta quinta-feira (25), mais 40 instituições procuraram a SME para fazer a solicitação da compra da merenda. A SME ainda informou que cinco escolas e um CMEI estão apresentando problemas nas contas bancárias e já foi enviado comunicado às direções para que se dirijam ao Banco do Brasil para identificarem e resolverem o problema. Ao todo, o município conta com 70 escolas e 57 CMEIs.

Veja comprovante depósito