Mistura de ritmos na Cidade Alta, carnaval popular com as famílias e moradores do Alecrim na rua e muito samba no pé na Ribeira. Foram estas as marcas do domingo (14) do carnaval 2010 organizado pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Fucarte), respectivamente nos pólos culturais do Centro Histórico, Alecrim e Ribeira, onde milhares de pessoas comprovaram que não precisam sair de Natal para cair na folia de forma sadia e tranquila.

Em todos estes pontos a Prefeitura do Natal ofereceu a infraestrtura necessária para não faltar alegria aos foliões, incluindo a estrutura de palco, camarotes, arquibancadas, e a contratação de músicos e bandas de frevo e de diversos outros ritmos.

Kengas
Um dos destaques da programação deste domingo na Cidade Alta ficou com o desfile das Kengas no pólo cultural do Centro Histórico, no palco montado na esquina das ruas Vigário Bartolomeu com Ulisses Caldas. Segundo o presidente do evento, Lula Belmont, este foi a 27ª edição do desfile, onde concorreram 45 candidatas ao prêmio máximo de kenga do carnaval natalense em 2010.

“Este é um dos momentos mais irreverentes e alegres do carnaval de Natal, que tem ao longo dos anos atraído um grande público fiel a tradição das kengas e que já se transformou numa marca registrada da folia na capital potiguar”, destacou Lula Belmont. Ao final sagrou-se vencedora como Kenga 2010, Camila Sá Leitão.

A coordenadora geral do pólo cultural do Centro Histórico (que tem como tema este ano Junto e Misturado), Sônia Regina de Lima Santa Rosa, informou que a característica da folia neste ponto da cidade é a mistura democrática de ritmos. “As pessoas encontram aqui desde o samba, frevo, ciranda, maracatu, rock, pop, soul, numa forma que agrada a todos os gostos”, afirmou.

Neste domingo (14), se apresentaram no palco da Ulisses Caldas a orquestra de frevo do maestro Nemias, junto com o bloco Esperando Elas e em seguida a banda Babado Forte. Nesta segunda-feira (15), abre-se espaço para a soul music, música eletrônica e o hip hop, tendo como atrações as bandas Rimas Clone A do lado B, Chico Bamboo e Zé Baga, Agregados, Iggor Dantas, Manifestarte, Dj Samir, MC Preguissa e Dusouto.

Na terça-feira (16), de carnaval no pólo cultural do Centro Histórico, acontece a 4ª Chamada Carnavalesca do Rock, através do Projeto Trinca, que terá como atrações as bandas Gandhi, Calistoga, Seu Zé e Camarones Orquestra Guitarrística.

Alecrim
Ainda no domingo (14), mas já no bairro do Alecrim, a concentração dos foliões aconteceu na rua presidente Sarmento, onde ocorreu o mutirão dos blocos Cheiro do Alecrim (formado por torcedores do Alecrim Futebol Clube), Gualecrim (vindo das 5 bocas da Guarita), Caixa D´água, Recordar é Viver, Os Procurados (da rua Leão Veloso), Psyu e Ai vem o Alecrim.

“A marca do carnaval do Alecrim é que as famílias participam ativamente e saem de suas casas para brincar de forma sadia e tranquila”, destacou o coordenador do pólo cultural do Alecrim, Carlos Santiago. Neste domingo (14), animaram os foliões Andréa Maia, orquestra de frevo e banda Seguraê, que cantaram em cima de uma trivela que segue os blocos pelas ruas do Alecrim. Já nesta segunda-feira (15) as atrações serão João Mendonça e Zueira Elétrica.

Ribeira
O domingo de carnaval também abriu espaço para o samba, com o desfile das escolas de samba do grupo B e tribos de Índios do grupo A, na avenida Duque de Caxias na Ribeira. Ao todo são 12 escolas no grupo A, oito no B, além de doze tribos de índios. Neste domingo desfilaram as tribos Os Guaranis, Guaracis, Gaviões Amarelos, Tabajaras, Tupi Guarani e as escolas Berimbau No Samba, Imperadores do Samba e Águia Dourada.

Na segunda-feira (15) apresentam-se as escolas de samba do grupo A, dentre as quais Unidos de Areia Branca, Imperatriz Alecrinense do Samba, Grande Rio do Norte, Balanço do Morro, Unidos do Gramoré, Em Cima da Hora, Malandros do Samba e Acadêmicos do Morro. As escolas e tribos vencedoras do carnaval 2010 serão conhecidas na próxima quinta-feira (18), na sede da Funcarte, na Ribeira.

O evento também conta com o apoio da Funcarte. Segundo o presidente da entidade, Rodrigues Neto a idéia é trabalhar para cada vez mais revitalizar o desfile em Natal. “Nosso objetivo é transformar as escolas de samba e tribos de índios de Natal em Pontos de Cultura, possibilitando todo um processo de qualificações destas agremiações carnavalescas”, enfatizou Rodrigues Neto, que participou neste domingo tanto do desfile das Kengas, como também do evento na avenida Duque de Caxias na Ribeira.