A Ribeira foi tomada na noite de sábado (13), pelas apresentações das tradicionais tribos de índios e escolas de samba, que reuniu populares na Avenida Duque de Caxias. Na primeira noite de desfile se apresentaram quatro tribos de índios e duas agremiações da chave B, além das apresentações especiais de um grupo de Maracatú e da Tribo Potiguares que desfila há 90 anos.

Os desfiles das tribos de índios tiveram início com os Tapuias (Redinha) seguindo dos Comanches (Ceará-Mirim), Mobralino Mapabú (São José do Mipibu) encerrando com os Tupinambás. Na seqüência, foi a vez das apresentações das escolas de samba do grupo de acesso. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Confiança no Samba trouxe o enredo “Arte Popular, Cultura e Lazer, a Confiança Traz o Esporte Para Você’’. A escola levou 250 componentes para avenida. Futebol, dança, teatro e a capoeira foram representados entre as alas e os carros alegóricos. Em seguida  veio a Escola Império do Vale, que é do Município de Ceará Mirim, homenageando o poeta Antônio Gonçalves da Silva mais conhecido como Patativa do Assaré. Com o enredo “Império do Vale, Canta e Encanta Patativa do Assaré”, a escola fundada em 1992 disputa o título da Chave B.

Durante as apresentações as Escolas de Samba e Tribos de Índios foram avaliadas por uma comissão julgadora coordenada por Roosevelt Pimenta, que avalia vários itens como: tempo de apresentação, bateria, figurino, harmonia, mestre sala e porta bandeira, evolução, conjunto, comissão de frente, adereços, enredo (letra), samba enredo e alegorias para as escolas de samba. As tribos de índios serão julgadas pelo tempo, figurino, caçador, pajé, feiticeiro, originalidade, enredo e alegoria.

A comissão julgadora deste ano é formada por: Mária de Fátima (Comissão de Frente / Feiticeiro), Vatenor de Oliveira (Alegoria – escola / Alegoria – Tribos), Maria Cardoso de Paiva (Adereços / originalidade – Tribos), Anuska Alencar (Harmonia / Caçador – Tribos), Rubens Barbosa (Evolução / Pajé – Tribos), José Roberto Silva (Bateria), Edeilsom Matias (Conjunto/ Ritual – Tribos), Mirabô Dantas (Samba Enredo), Lívia Rebeltto (Samba Enredo – Porta Bandeira / Cacique - Tribos ), Charles Sales (Fantasia –Tribos e Escolas), Joiram Medeiros (Enredo - –Tribos e Escolas) e Alexsandro Rocha (Tempo).

O presidente da Funcarte, Rodrigues Neto, esteve presente durante o primeiro dia de desfile. O Expresso da Folia passou pela avenida animando o público com muito frevo. Cinco tribos de índios e três Escolas da chave B se apresentam na noite deste domingo (14) na Avenida Duque de Caxias. Os desfiles começam a partir das 20h. Confira a ordem das apresentações para este domingo.



DOMINGO

Tribo de Índios – Chave “B”• Acesso: Associação Escola de Samba Ferro e Aço

1º Os Guaranis

2º Guaraci

3º Gaviões Amarelos

4º Tabajaras

5º Tupi Guarani

• Escola de Samba – Chave “B”

1º Berimbau No Samba

2º Imperadores do Samba

3º Águia Dourada