O prefeito em exercício de Natal, Paulo Freire, através da Secretaria Adjunta de Planejamento para as Obras da Copa, entregou no início da tarde desta sexta-feira (12), nas mãos do superintendente da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte, Jorge Gurgel de Souza, a carta-consulta para análise e aprovação da Caixa Econômica Federal para liberação do empréstimo de R$ 293 milhões para a execução das primeiras nove obras que a Prefeitura do Natal fará para o Mundial de Futebol de 2014.

“A nossa gestão tem feito de tudo para cumprir os prazos estabelecidos pelo Governo Federal e pela FIFA para a execução das obras para a Copa e, por isso, estamos hoje aqui entregando a carta-consulta para avaliação do empréstimo. Apesar de estar programado para Natal sediar dois jogos, queremos dotar a cidade de uma grande infraestrutura, principalmente de transporte. As obras serão um legado deixado pela Copa para o benefício de toda a população”, disse Paulinho Freire.

Na visita o superintendente da CAIXA no RN reafirmou a parceria do agente financeiro com a Prefeitura. “Nós reafirmamos a nossa parceira com a Prefeitura do Natal e nos comprometemos em manter um canal aberto de diálogo com o secretário Antonio Carlos Luna para viabilizar os recursos das obras”, declarou Jorge Gurgel de Souza. O superintendente da CAIXA ainda informou que vai iniciar a análise da solicitação do empréstimo para liberar os recursos tão logo seja possível.

As nove obras, referentes à infraestrutura de transporte da cidade, representam um investimento da ordem de R$ 308 milhões, sendo R$ 293 oriundos do PAC 1 através do agente financeiro CAIXA, e outros R$ 15 milhões que serão disponibilizados por recursos próprios da Prefeitura do Natal.

O secretário Adjunto de Planejamento para as Obras da Copa, Antonio Carlos Luna, ressaltou que esta é a primeira ação do órgão após sua criação, cuja portaria foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 2 de fevereiro. Ele complementou que a Prefeitura irá executar inicialmente 16 obras, todas elas voltadas para a melhoria da infraestrutura de transporte e mobilidade urbana da cidade. “As obras farão com que a cidade passe a ter um novo desenho de mobilidade urbana”, declarou Antonio Luna.

O titular da pasta ainda informou que as obras terão início no segundo semestre deste ano, após a assinatura do contrato de empréstimo feita pela prefeita Micarla de Sousa e a CAIXA, até o dia 22 de maio. “Somente após a assinatura é que poderemos abrir a licitação para as empresas e dar início às obras”, explicou Luna. Ele também acrescentou que nesse período todos os impactos das obras serão analisados previamente para minimizar os transtornos à população durante a execução das mesmas.
Ainda acompanharam entrega da carta consulta os secretários municipais de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação, Augusto Viveiros; de Obras Públicas e Infraestrutura, Demétrio Torres; de Comunicação Social, Jean Valério , o secretário Adjunto de Planejamento para as Obras da Copa, Antonio Carlos Luna, além do gerente Regional de Relacionamento da Caixa com o Governo Federal, Jorge de Castro e o gerente Regional de Desenvolvimento Urbano da Caixa, Marcos Vinícuis Fernandes.

Relação das obras:
1) Construção do corredor estrutural Oeste, com faixa exclusiva para ônibus na BR-226 (R$ 39,5 milhões)
2) Construção do Complexo Viário em frente à Urbana (R$ 36,1 milhões)
3) Reestruturação geométrica da Av. Capitão Mor Gouveia, incluindo a construção de pontilhão elevado e viaduto (R$ 23 milhões)
4) Entrocamento da Av. Capitão Mor Gouveia com a Av. Prudente de Morais (R$ 26,1 milhões)
5) Entrocamento da Av. Prudente de Morais com a Rua Raimundo Chaves (R$ 18,2 milhões)
6) Entrocamento da Av. Prudente de Morais com a Av. Lima e Silva (R$ 75,4 milhões)
7) Entrocamento da Av. Lima e Silva com a Av. Romualdo Galvão (R$ 21,6 milhões)
8) Entrocamento da Av. Sen. Salgado Filho com a Av. Sen. Salgado Filho –marginal (R$ 9,2 milhões)
9) Entrocamento da Av. Capitão Mor Gouveia com a Av. Sen. Salgado Filho (R$ 28,3 milhões)