Para fomentar hábitos saudáveis, o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal está implantando e padronizando o Projeto das Hortas Orgânicas nos serviços de saúde da rede.
Segundo a técnica da Vigilância Sanitária, Ana Cristina Ferreira Barbosa, a ideia é conscientizar a comunidade quanto a importância do trabalho coletivo na construção de horta orgânica institucional, voltada a educação alimentar e preservação ambiental.
Ana Cristina disse que pretende, “orientar a população na produção de alimentos saudáveis, livres de produtos químicos, como agrotóxicos e fertilizantes, tendo como princípio, contribuir na formação de práticas sustentáveis, na produção de alimentos e na melhoria da qualidade de vida das pessoas”.
A equipe da Vigilância Sanitária (VISA) irá implantar a horta orgânica institucional nos serviços de saúde e priorizar aquelas que tenham trabalhos envolvidos na alimentação saudável e padronizando as unidades que já cultiva alimentos com horta orgânica. Para 2017, a equipe pretende realizar cursos e capacitação das hortas orgânicas nos serviços de saúde e em algumas escolas de Natal.
A SMS já desenvolve hortas orgânicas na Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Natal, USF Parque das Dunas, USF Gramoré, USF Potengi, José Sarney, e no Departamento de Vigilância em Saúde.
O Projeto Horta Orgânica Institucional tem autorias dos técnicos da VISA Natal, Luzia Inês Dantas da Silva e João Maria Barbosa e realização servidores dos serviços de saúde.
Atualmente a horta orgânica produz coentro, rúcula, couve, alface, tomate, rabanete, com pretensão de diversificar outros tipos de hortaliças. Toda a produção da horta é consumida por funcionários da SMS e comunidade da região.