Este ano Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vai exigir apresentação de CPF para emitir a carteira de estudante dos alunos que tenham nascido a partir de 1994, que estão completando 16 anos em 2010.

O projeto prevê que nos próximos três anos todos os estudantes, de todas as idades, passem a ter o controle de cadastro de sua carteira de estudantes através do CPF.
A obrigatoriedade do CPF vai ajudar a Semob a corrigir falhas históricas vinculadas ao atual sistema de cadastro de estudantes, que é baseado principalmente no nome do aluno enviado todos os anos pelas escolas para o sistema de emissão de carteiras estudantis.

Após a implantação da bilhetagem eletrônica, o sistema tem gerado problemas para alguns estudantes. Basta a digitação errada de uma letra no nome do aluno na hora em que as escolas preenchem as fichas de matrículas para que surja uma duplicação de cadastro e um automático cancelamento da carteira. Até a regularização da situação, o estudante é penalizado, pois fica sem poder pagar meia passagem nas viagens de ida e vinda da escola.

Com o CPF, o estudante terá o registro vinculado ao Cadastro Nacional de Pessoa Física, com um número que vai acompanhá-lo durante toda a vida escolar, diminuindo o risco de ter a carteira temporariamente cancelada caso seu nome seja digitado errado.