A inauguração do novo núcleo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti, da Praia do Meio, trouxe um novo alento às crianças e jovens participantes do programa, que oferece atividades no turno contrário ao da escola, afastando-os das ruas e da exploração.

A nova estrutura foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (15) e oferecerá 300 vagas para crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, mais que o dobro do prédio antigo, onde só cabiam 138. O espaço localizado na avenida 25 de Dezembro agora conta com instalações mais modernas e adaptadas às necessidades do programa.

“Quando vi as fotos do prédio antigo fiquei abismada com o tratamento que era dispensado a essas crianças e jovens. Hoje, estou muito feliz em ver esse novo núcleo pronto e a felicidade das mães e das crianças em poder contar com essa nova estrutura”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Rosy de Sousa, lembrou que ao assumir a pasta, há um ano, se viu obrigada a interditar o local onde funcionava o antigo núcleo da Praia do Meio, devido à total falta de condições para o desenvolvimento do trabalho. “A inauguração desse novo núcleo é um presente que recebo em pleno dia do meu aniversário”, agradeceu.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Semtas, Verônica Dantas, explicou que a secretaria irá fazer a divulgação junto ao conselho tutelar, ao conselho comunitário, à comunidade em geral e aos demais programas sociais, no intuito de trazer mais crianças para participarem do Peti, uma vez que a capacidade foi mais que duplicada com a nova estrutura.

Já a coordenadora geral do programa, Luciana Custódio, revelou que o objetivo é promover melhorias em todos os 10 núcleos do Peti em Natal, iniciando algumas reformas já este ano.

Dentre os presentes, a dona-de-casa Rosemeire Lira, moradora de Brasília Teimosa e cujo filho, de 13 anos, frequenta o programa há cinco, foi uma das que elogiaram a mudança. “Ficou muito melhor em relação à outra, pois oferece mais conforto e está bem melhor para as crianças”, afirmou.

O prédio antigo apresentava a estrutura comprometida, salas pequenas com infiltração, sem ventilação e com equipamentos danificados e ultrapassados. Foram investidos mais de R$ 35 mil na melhoria. A estrutura recuperada funcionará em dois turnos, das 7h30 às 11h30; e das 13h30 às 17h.

Além das atividades pedagógicas, os participantes do Peti recebem café da manhã e almoço, ou lanche da tarde e jantar. Eles contam com espaços de dança, sala de música, de brinquedos, minicampo de futebol e sala de reforço escolar. O refeitório, que antes funcionava em uma garagem improvisada, foi adequado em um ambiente próprio.

A equipe de profissionais também cresceu e conta com professores de dança, música, artes, esporte, coordenador, educador social, pedagogo, orientador pedagógico, assistente social, merendeira, auxiliar de cozinha, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo e recepcionista, totalizando 17 pessoas.