O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) passou a integrar o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15), durante solenidade na Governadoria do Estado.

Para o diretor geral do Procon Natal, Carlos Paiva, a entrada do órgão municipal no sistema nacional irá permitir que a defesa do consumidor seja promovida de forma ainda mais plena para a população da capital. “E não acarretará nenhum ônus à Prefeitura, ou ao governo estadual”, enfatizou.

O ingresso do Procon municipal no sistema ocorreu graças ao apoio do Procon-RN. O Sindec é informatizado, foi criado em 2004 e reúne as bases de dados utilizadas por Procons de todo o Brasil. A ferramenta permite a divulgação dos chamados Cadastros de Reclamações Fundamentadas, listagem que apresenta dados sobre as condutas das empresas frente ao consumidor, em níveis nacional, estadual e municipal.

Na oportunidade, a prefeita Micarla de Sousa e a governadora Wilma de Faria elogiaram o trabalho realizado pelo Procon Natal e enfatizaram a importância das diversas pesquisas de utilidade pública. Carlos Paiva lembrou que o órgão tem divulgado pesquisas semanais sobre cesta básica, além de levantamentos sazonais, como o de preços de material escolar.

O Procon Natal deverá iniciar em breve o monitoramento dos preços dos combustíveis na capital e, nas próximas semanas, lançará um site próprio, facilitando o acesso da população a seu bando de dados com informações, pesquisas e dicas ao consumidor.