A partir desta sexta-feira (15), as crianças e adolescentes que participam do núcleo de Praia do Meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - Peti, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, ganharão uma nova sede, mais ampla, equipada e aconchegante. A inauguração está marcada para às 10h, com a presença da prefeita de Natal, Micarla e Sousa e da Secretária da Semtas, Rosy de Sousa.

O núcleo anterior funcionava na mesma rua, a 25 de dezembro, mas se encontrava completamente sem condições de uso. O prédio tinha a estrutura comprometida, paredes com infiltração, pintura danificada, salas pequenas e sem ventilação, equipamentos ultrapassados e sem condições de uso, como estantes, mesas, cadeiras, ar-condicionado e fogão. A Prefeitura, através da Semtas, investiu mais de R$ 35 mil na estrutura física e nos novos equipamentos. “Estamos investindo em nossas crianças e adolescentes, que merecem um espaço acolhedor e com mais conforto. Temos certeza que todos irão adorar a nova sede, reformada e equipada com muito carinho”, ressalta a titular da Semtas, Rosy de Sousa.

Eram atendidas 138 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 16 anos incompletos. Agora a nova sede tem capacidade para até 300 jovens, em dois turnos de contrafluxo da escola, no período da manhã, das 7h30 às 11h30; e à tarde, das 13h30 às 17h. Eles recebem, além das atividades pedagógicas, café da manhã e almoço, ou lanche da tarde e jantar. Os usuários do Peti irão contar com um espaço diferenciado, com sala de dança, sala de música, sala de brinquedos, minicampo de futebol, e sala de reforço escolar para estudantes do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e II ( do 6º ao 9º ano), e ainda para os do ensino médio. O refeitório, que antes funcionava em uma garagem improvisada, ganhou um novo ambiente adequado para receber as crianças e adolescentes nas refeições servidas.

Com o aumento da meta de beneficiados, e maior espaço físico, o número de profissionais da equipe também cresceu e conta então com professores de dança, música, artes, esporte, coordenador, educador social, pedagogo, orientador pedagógico, assistente social, merendeira, auxiliar de cozinha, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo e recepcionista, totalizando 17 profissionais.

Saiba mais sobre o Peti

O Peti é desenvolvido em outros nove núcleos na cidade e beneficia mais de 2 mil crianças e adolescentes. O Programa compõe o Sistema Único de Assistência Social (Suas) com duas ações articuladas – o Serviço Socioeducativo ofertado para as crianças e os adolescentes afastados do trabalho precoce e a Transferência de Renda para suas famílias. E ainda prevê ações socioassistenciais com foco na família, potencializando sua função protetiva e os vínculos familiares e comunitários.

As ações do PETI contribuem para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil e está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social de suas famílias.

O programa concede uma bolsa mensal à família da criança ou adolescente, no valor de R$ 40,00 para residentes na área urbana, e de R$ 25,00 na área rural, por cada criança/adolescente retirado do trabalho infantil, desde que sejam cumpridas as condicionalidades.