Prefeita Micarla de Souza quer capacitar profissionais para trabalharem nas obras da Copa do Mundo

Em audiência com o Ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias, no início da tarde desta quarta-feira (13), a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e a secretária de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Rosy de Sousa, solicitaram a inclusão de Natal no Plano Setorial de Qualificação (Planseq) da Construção Civil. A Prefeitura do Natal quer qualificar beneficiários do Bolsa Família para a atuação nas obras do PAC em Natal, referentes à Copa de 2014, como pintores, azulejistas, encanadores, carpinteiros, mestres de obras, desenhistas, eletricistas, operadores de trator, gesseiros, auxiliares de escritório e almoxarifes.

Em 2009, a Prefeitura do Natal, através da Semtas, executou o Plansec do Turismo, proporcionando oportunidade de qualificação para 750 pessoas da capital, que estarão aptas a assumir vagas no mercado de trabalho do segmento turístico. Desse total, 219 já receberam diploma e o restante prossegue no projeto de capacitação. A prefeita Micarla disse ao ministro que Natal precisa abrir vagas para a qualificação na construção civil, diante do volume de obras que começarão a ser executadas. “A Copa do Mundo vai proporcionar muitas obras. Somente para a mobilidade urbana, teremos cerca de R$ 400 milhões para investir em Natal. Com isso, serão abertas oportunidades de trabalho. E as pessoas precisam se qualificar para habilitar-se às funções”, justificou Micarla de Sousa.

O ministro Patrus Ananias reconheceu a importância do pleito, recebeu a solicitação da prefeita e encaminhou para uma análise dos técnicos do MDS, que será acompanhada ainda na tarde de hoje pela secretária Rosy de Sousa. Ananias assegurou que Natal reúne todas as condições para receber os recursos do Plansec ligado à construção civil. “Prefeita, atenderemos ao pedido de vocês. E vamos analisar a possibilidade. Acredito que é possível, sim, firmarmos mais esta parceria”, declarou o ministro. O objetivo do Planseq é inserir os beneficiários do Bolsa Família, por meio da qualificação profissional, nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).