Em pouco mais de duas semanas de funcionamento, a Feira de Artesanato montada na Praça da Árvore, em Mirassol, e que conta com a participação de 130 artesãos, já fez circular mais R$ 85 mil em vendas diretas; no último ano o evento não atingiu mais do que R$ 15 mil em comercialização. A Feira desenvolvida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, através do Departamento de Atenção ao Trabalho, é parte integrante da programação do “Natal em Natal” e, devido ao sucesso de público, sua realização que seguiria até o dia 6, foi prorrogada até o final de janeiro.

“Melhoramos a estrutura e as condições de trabalho para os artesãos, por outro lado investimos também em mais atrações e conforto para os visitantes, o resultado está no rosto de cada artesão que conseguiu incrementar muito sua renda nesse final de ano. E os natalenses e turistas também saíram ganhando com um espaço bonito, rico em oportunidades de compras, shows e entretenimento”, declara o secretário adj. de Trabalho da Semtas, Alcedo Borges.

No espaço, aberta das 16h às 22h, o público tem a oportunidade de conhecer e adquirir diversas opções de produtos, em sua maioria, exclusivos, e a preços acessíveis, como bolsas, bordados, roupas, peças de decoração, pinturas e renda de bilro. Além disso, é oferecida estrutura com praça de alimentação, incluindo espaço para os trailers, mesas e cadeiras.

“As peças são lindas, difícil é escolher apenas uma ou duas...a qualidade da produção dos nossos artesãos melhora a cada dia, estamos investindo em qualificação, aulas e cursos de aperfeiçoamento. Nosso artesanato é um orgulho não só para Natal mas também para todo o país”, ressalta a gestora da Semtas, Rosy de Sousa.

Na Praça da Árvore há ainda a participação de 12 associações beneficiadas pelo Programa de Economia Solidária, também da Semtas, onde cada uma abre espaço de negócio para 20 empreendedores, o que significa um total de 240 artesão/empreendedores beneficiados.

Assim como os artesãos natalenses estão sendo assistidos, a programação do Natal em Natal garantiu também a participação de outros beneficiados pela Secretaria. Abriu espaço no mercado para 10 costureiras de Felipe Camarão que trabalharam na confecção do figurino do grande espetáculo “Auto do Natal”. Já o “Presente de Natal” contou com a participação de 20 crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - Peti. E a Semtas, somando ao Natal em Natal, realizou ainda o espetáculo “Natal que Canta em Encanta”, onde cerca de 600 crianças e adolescentes dos Programas Peti e ProJovem Adolescente apresentaram o resultado dos conhecimentos adquiridos durante o ano, como dança, canto, capoeira e teatro.