A cantora Bibi Ferreira, considerada a diva do teatro e da música brasileira, encerrou o Auto do Natal na noite desta quarta-feira (23), em mais uma apresentação no anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além da artista, a apresentação de 120 atores, bailarinos e figurantes que encenaram o espetáculo “Maria, José e o Menino Deus” e do Grupo Eruditus fecharam a programação do evento em 2009.
O show da cantora, que interpretou sucessos de um dos maiores ícones da música francesa, Edit Piaf, foi um dos eventos do Natal em Natal mais esperados e aguardados pelo público natalense. O anfiteatro da UFRN ficou completamente lotado, com mais de 15 mil pessoas nas arquibancadas, como também nos seus arredores, que ao final da apresentação aplaudiram Bibi Ferreira.
A prefeita Micarla de Sousa acompanhou as apresentações e destacou a importância do evento, tanto para os natalenses, como também para atrair turistas para cidade. “O objetivo é realizar eventos de qualidade, que venham a se tornar atrativos e interessantes não só para as famílias da capital potiguar como também para estimular a vinda de turistas, contribuindo para o desenvolvimento da economia local e o fortalecimento de Natal como um importante destino turístico brasileiro durante o mês de dezembro”, destacou a chefe do executivo natalense.
Show de Bibi Ferreira
Em sua apresentação, a cantora Bibi Ferreira dividiu o palco com os 53 músicos da Banda Sinfônica da Cidade do Natal, coordenada pelo Núcleo de Música da Fundação Capitania das Artes (Funcarte) e que é comandada pelo maestro José Roberto Silva. A artista não apresentou apenas seu talento na música. Durante sua apresentação, a dramática história de vida de Edit Piaf também é cantada, de forma que ela vai interpretando algumas passagens como se fosse a própria diva francesa, mostrando seus amores, seu sucesso na Europa e Estados Unidos, até sua morte em 13 de outubro de 1963.
Antes de sua apresentação Bibi Ferreira concedeu uma entrevista coletiva no camarim montado no anfiteatro da UFRN e falou da emoção de se apresentar no Natal em Natal com a Banda Sinfônica da Cidade. A cantora disse ainda que desta vez veio com um diferencial, que foi cantar junto com a Banda Sinfônica de Natal e que pretende levar essa proposta para ser feita junto com a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro. “Estou com esta turnê cantando Piaf há sete anos e sempre me encanta se apresentar em Natal, pois o público daqui é muito respeitoso comigo”, definou Bibi Ferreira.
Auto do Natal
O diretor do espetáculo “Maria, José e o Menino Deus”, Edson Soares, destacou o sucesso da produção. “Conseguimos levar para o público uma história de mais de dois mil anos, contada milhares de vezes, mas que a cada nova apresentação, emociona e encanta as pessoas, por falar do amor de Deus para as pessoas, personificado através do seu filho Jesus Cristo. E no Auto do Natal deste ano não foi diferente. Senti nas pessoas muita emoção, aliadas a alegria de viver o verdadeiro espírito natalino”, ressaltou Edson Soares.
Grupo Eruditus
A noite de encerramento do Auto do Natal contou também com a apresentação do Grupo Eruditus, que apresentou pela primeira vez o repertório “Músicas do Brasil”, uma homenagem a grandes nomes nacionais, indo de Elino Julião a Villa Lobos, com arranjos para vozes líricas, numa perfeita união entre o popular e o erudito.
O Eruditus é um projeto cultural independente, iniciado no ano de 2007, que pretende retomar memórias da música erudita nacional e internacional. A formação original compreende dois tenores (Bruno Santos e César Leonardo), um barítono (José Fernandez), um baixo (Diogo Nascimento) e um Diretor Musical (Aildemar Paraguai), que executa o cello e a flauta transversal.