A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou na manhã desta quarta-feira (23), uma operação para demolir um imóvel construído irregularmente desde 2008, numa área verde, da rua Sergipe, no bairro de Neopolis, zona sul da capital. Porém, foi  cumprida parte da decisão, devido a ocupante Maria Giselia Cavalcante ter usado uma criança para impedir a ação. Durante a operação foram apreendidos móveis e eletrodomésticos, que ficarão sob a guarda da secretaria.

A construção está instalada num terreno de 330 m² e possui um pavimento superior, que foi construído após a notificação feita pela Semurb em 2008. A determinação para o caso era a demolição do imóvel, que ocupa uma área destinada ao uso público. A fiscalização além de recolher os equipamentos encontrados dentro do imóvel solicitou a interdição no fornecimento de água e energia elétrica do local, para que o mesmo seja desocupado.

De acordo com o técnico fiscal urbanístico da Semurb, Marcelo Ferreira, que coordenou a operação, a irregularidade foi constatada através de denúncia anônima em fevereiro de 2008. “Quando a notificação foi feita para a desocupação da área não existia o pavimento superior. A ocupante mesmo ciente da situação não atendeu a notificação e expandiu o estabelecimento”, explica.

A senhora Maria Giselia foi intimada pela primeira vez em fevereiro de 2008 por não apresentar a licença de localização, alvará de construção e pela obstrução de passeio público com mesas e cadeiras. Em abril do mesmo ano, a Semurb retornou ao local e verificou que o bar continuava a funcionar normalmente e lavrou o auto de infração junto e aplicou multa.

Ainda segundo Marcelo Ferreira o próximo passo será entrar na justiça com um mandado judicial para fazer cumprir o julgamento que é a desocupação da área pública, com a demolição total do bar, concluiu. A ação contou com o apoio da Guarda Ambiental Municipal, Urbana e Policia Militar.