Com oito, das suas 17 unidades de saúde passando por algum tipo de reforma, o Distrito Sanitário Oeste da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está concentrando esforços para manter a excelência na prestação de assistência médica aos moradores dos bairros da Zona Oeste de Natal. Na manhã desta segunda-feira (20), o órgão discutiu os procedimentos de Atenção Básica realizados durante o primeiro quadrimestre deste ano e o que vem sendo feito para não prejudicar a população.

Segundo a gerente do Distrito Oeste, Lúcia de Fátima, a reunião, realizada no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Natal), foi um momento para analisar os serviços prestados à sociedade e encontrar formas de melhorar a assistência médica aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ela disse que o fato de ter praticamente metade das unidades de saúde passando por alguma etapa de reforma fez com que a gerência do Distrito realizasse uma readaptação dos serviços prestados, com a redistribuição dos profissionais, principalmente os técnicos em enfermagem, que atuam nas salas de vacinação.

“Enfrentamos algumas dificuldades por causa das reformas, que são uma coisa boa porque melhorarão a infraestrutura das unidades, mas que sabemos que causa algum tipo de transtorno temporário, como a diminuição dos serviços prestados. Por isso, fizemos algumas adaptações e redistribuição dos técnicos, que prestam o primeiro atendimento às pessoas que procuram as unidades, para ajudar nas demais que estão recebendo a demanda das que estão em reforma”, explicou a gerente do Distrito.

Lúcia de Fátima disse também que a reunião foi importante para os diretores das unidades avaliarem os atendimentos e procedimentos que são realizados e verem o que podem mudar ou melhorar na assistência ao usuário do SUS em Natal. “É muito importante ter esse olhar mais crítico, para que ocorram as melhorias indicadas e os trabalhos de assistência aos nossos pacientes”, falou.

Redistribuição de técnicos

Apesar das alterações no funcionamento das salas de vacinas das unidades, o Distrito Sanitário Oeste tem conseguido se manter próximo às metas estipuladas para a cobertura vacinal da população atendida por suas unidades de saúde. É o caso da BCG, que foi aplicada em 1,248 bebês com menos de um ano, ou seja, 113,4% da meta.

A chefe de Vigilância Epidemiológica do Distrito Oeste, Jaira Montello, explicou que a região sempre alcançou percentuais de cobertura vacinal mais altos que o município de Natal e que, para tentar manter esse índice, a gerência do distrito está deslocando técnicos de enfermagem para as unidades que estão com as salas de vacinação funcionando normalmente para ajudar as que estão em funcionamento, para atender à alta demanda que estas estão recebendo por isso