A criação do Hospital Municipal do Natal foi tema da 4ª Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS), que aconteceu na tarde desta quinta-feira (16), no auditório do Conselho Regional de Odontologia do Estado do Rio Grande do Norte (CRO/RN). Durante o encontro, o secretário municipal de saúde, Luiz Roberto Fonseca, apresentou as viabilidades técnicas e financeiras para a implantação da nova unidade. Durante a reunião, o Departamento de Infraestrutura Física e Tecnológica (DIFT) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou o cronograma de obras de reforma e construção das unidades de saúde do município.

O projeto de construção do hospital deverá atender aos interesses e demandas da população natalense. A ideia é que até a primeira semana de agosto, a SMS assine o contrato com o hospital e dentro de 60 dias, no mês de outubro, após passar por pequenas reformas estruturais, o Hospital Municipal de Natal esteja em funcionamento. O Hospital Municipal de Natal concentrará os atendimentos que hoje são realizados pelo Pronto Atendimento Infantil Sandra Celeste e pelo Hospital dos Pescadores, somados aos serviços de alta e média complexidade.

De acordo com secretário Luiz Roberto Fonseca, é necessário que o município possa desonerar o custo existente na contratualização dos procedimentos que não são feitos por ele, mas sim por terceiros. Isso porque, ao ser detentor de 95% dos serviços de alta complexidade e possuir gestão plena quanto aos recursos da saúde pública, o município é responsável pela contratação, via Programação Pactuada Integrada (PPI) para todo o Estado e por conta disso, tem uma grande responsabilidade na gestão e consequentemente financeira. Entretanto, como o município não possui hospital próprio para realizar os procedimentos necessários, acaba pagando muito caro por isso.

“Atualmente, Natal é a única capital do país que não dispõe de um hospital municipal próprio, ou seja, tudo é contratualizado com terceiros, sejam eles públicos como as unidades estaduais ou privadas. A construção do hospital será demasiadamente significativa, pois representará mais um ponto importante para avanço da saúde do município”, afirma Luiz Roberto Fonseca.

Reformas e construções das Unidades de Saúde

Outro tema amplamente discutido durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde foi o andamento das inúmeras obras que acontecem simultaneamente em diversas unidades de saúde, espalhadas pelos cinco Distritos Sanitários de Saúde de Natal. Como forma de proporcionar maior conforto aos usuários que buscam diariamente atendimentos na saúde pública, a Prefeitura do Natal, tem intensificado nos últimos meses as reformas e construções das novas unidades de saúde do município.

Na reunião, o diretor do Departamento de Infraestrutura Física e Logística (DIFT), Jorge Lima, afirmou que as equipes do setor de Engenharia tem intensificado o ritmo das obras, a fim de garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos. “O nosso departamento está atento aos prazos de entrega das obras e na qualidade do serviço prestado pelas empresas contratadas para executar os serviços”, ressalta Jorge Lima