As estratégias para a construção do Plano Municipal de Saúde foram discutidas durante toda a manhã dessa terça-feira (15/12). Gestores, funcionários e usuários puderam trocar idéias para fortalecer e melhorar as condições de trabalho e atendimento ao público na rede pública de saúde.

A Secretária da Saúde de Natal, Ana Tania Lopes Sampaio abriu o Fórum falando da necessidade das mudanças, do empenho que todos precisam ter para mudar a realidade da saúde do município. “Temos que ter coragem de reverter os problemas, a gestora está comprometida, a gente precisa trabalhar e essa discussão hoje é o início do processo”, disse a secretária. Ana Tania ainda lembrou que o SUS é formado por 3 esferas: Federal, Estadual e Municipal e que precisa ser respeitado com política pública.

Todas as conversas feitas durante os fóruns distritais que foram realizados na semana passada foram incluídas no debate dessa terça-feira e tiveram como principal objetivo, fortalecer as ações para a transformação de atenção e de gestão do SUS no âmbito do município de Natal. Os problemas como falta de pessoal que causa demanda reprimida, insatisfação salarial e equipes da Estratégia de Saúde da Família incompletas foram alguns pontos comuns dos fóruns distritais, além da cobrança feita pelos usuários de todos os distritos, com relação ao comprometimento dos médicos.

O Fórum serviu também para uma avaliação dos indicadores do pacto pela saúde e apresentação da construção do plano municipal de saúde 2010 – 2013.

Além dos usuários, servidores, gerentes de distritos e diretores de unidades de saúde, estiveram presentes Soraya Godeiro do Sinsenat; a Psicóloga Silvana, representando a ABRASME-RN; Marcelo Dantas do Conselho Municipal de Saúde; representantes da política de humanização do SUS, municipal e estadual; além dos secretários adjuntos Sérvulo Medeiros e Ilza Carla.

O encerramento do Fórum Municipal de Saúde foi realizado pela secretária de Saúde Ana Tania Lopes Sampaio, que enfocou as propostas e o compromisso da atual gestão em concretizá-las.