A secretária Ana Tania Lopes Sampaio se reuniu na noite desta quarta-feira (09/12) com os médicos da rede municipal de saúde. Fez uma apresentação dos problemas que tem enfrentado desde que assumiu a pasta, principalmente com relação a falta de médicos nas unidades de saúde e de pronto atendimento. “ Eu tenho enfrentado um grande dilema, a falta de profissionais para suprir a demanda de serviços”, disse Ana Tania.

A secretária convocou os médicos para ajudá-la a melhorar  essa lacuna que existe em Natal. “Tem médicos comprometidos, mas infelizmente muitos dos nossos profissionais não estão assumindo o dever  e é desse profissional que estou cobrando uma postura”, afirmou a secretária.

A reunião com a classe médica, que aconteceu no Conselho Regional de Medicina, foi uma forma encontrada pela secretária Ana Tania para cobrar uma postura ética dos profissionais, pois só esse ano já foram contratados temporariamente 97 médicos, além de 9 processos seletivos que já foram realizados. O contrato com os temporários já está terminando e não vai ser possível ser renovado. Para suprir a demanda, a SMS contratou a cooperativa médica, que segundo Ana Tania, tem sido solícita ao chamado da secretaria, no entanto, um levantamento está sendo concluído e vai mostrar quantos profissionais estão recebendo da SMS e não estão cumprindo o dever de médico. Após esse levantamento a secretaria vai definir a questão do contrato com a cooperativa.

Para o Presidente do CRM, Dr. Luís Eduardo,  cabe ao conselho fiscalizar o  trabalho dos profissionais, para isso tem recebido relatórios da SMS e o Conselho vai analisar, apurar os fatos e cobrar uma postura ética do médico que não está cumprindo com a carga horária.

Ana Tania  espera que a Câmara dos Vereadores de Natal aprove o projeto de Lei que autoriza os plantões eventuais, e com essa medida, amenizar os problemas ocasionados pela falta de médicos na capital potiguar.

Participaram da reunião os secretários adjuntos de saúde, o Ministério Público, CRM, Sindicato dos Médicos, os gerentes de Distritos de Natal, diretores das Unidades de Saúde e pronto atendimentos, além da classe médica.