“Um olhar sobre Natal”. Esse é o nome do primeiro Mapeamento Cultural Imaterial da Cidade, que será realizado através de uma parceria da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio do Banco do Nordeste.

 O convênio que visa a realização desse mapeamento foi assinado terça-feira, dia 8 de dezembro, no auditório do Sebrae, em uma solenidade que contou com a participação do presidente da Funcarte, Rodrigues Neto; do superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo; e de representantes da classe artística.

 

O objetivo é que o mapeamento abranja 36 bairros, em todas as quatro regiões de Natal, detectando os principais ofícios, celebrações, lugares e formas de expressão culturais, como as festas dos padroeiros, blocos carnavalescos e quadrilhas. O inventário também incluirá informações sobre artistas populares e do acervo bibliográfico e audiovisual das comunidades.

 

O trabalho terá início pela zona Oeste e a expectativa da coordenadora do projeto no Sebrae, Kátia Diniz, é que o inventário com o Patrimônio Imaterial da Cidade do Natal seja publicado até dezembro de 2010, em uma edição especial.

 

O presidente da Funcarte explicou a importância do convênio: “Com a elaboração do mapeamento cultural imaterial da cidade será possível conhecer a realidade atual, possibilitando a criação de políticas públicas de fomento destinadas às práticas culturais locais”, afirmou Rodrigues Neto.

 

Também estiveram presentes à solenidade de assinatura do convênio, pela Funcarte, o chefe do Departamento de Patrimônio, Haroldo Maranhão; a assessora técnica Ilana Félix; a diretora do museu Djalma Maranhão, Odinelha Targino; e a chefe do Departamento de Artes Cênicas, Cida Campêlo.