A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta terça-feira (01/12), no auditório da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o fórum do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde.

O fórum foi direcionado a todos os diretores de departamentos, gerentes e responsáveis pelo recursos Humanos (RH) dos distritos, diretores de unidades básicas e Estratégias de Saúde da Família. Além de responsáveis pelos pronto-atendimentos, maternidades, hospitais e Serviço de Atendimentop Móvel de Urgência (SAMU).

A idéia é contribuir para a articulação ensino-serviço em parceria com a UFRN e mostrar a importância da utilização da rede de saúde como cenário de prática para a qualidade da formação dos trabalhadores da saúde.

“O fórum foi criado para discutir as necessidades dos serviços, já que a rede é um cenário de práticas dos alunos da área da saúde. Como a SMS possui um convênio com instituições públicas, privadas e escolas técnicas resolvemos compartilhar os projetos de cada instituição” destaca a responsável pelo setor do Núcleo de Políticas de Estágio/SMS – Nádia Rocely.

A UFRN apresentou três projetos que são desenvolvidos na rede de serviços.

O Pró-Saúde I e II tem como objetivo reorientar o processo de formação nos cursos da área de Saúde, de modo a oferecer à sociedade profissionais habilitados para responder às necessidades da população e à operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecer mecanismos de cooperação entre os gestores do SUS e as instituições formadoras. Além disso, incorporar, no processo de formação nos cursos da área de saúde, a abordagem integral do processo saúde-doença e da promoção de saúde.

O Pró-Saúde I é desenvolvido para alunos do curso de Enfermagem e Medicina. O Pró-Saúde II é para alunos dos cursos de Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Serviço Social.

O projeto Pet-Saúde visa fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial no âmbito da Estratégia Saúde da Família, caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências dirigidos aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS. São financiadas bolsas para tutores preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde. Os cursos envolvidos são Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.