Nesta segunda-feira (23), Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil,  todo o Brasil se mobilizou e desenvolveu ações  relacionadas ao combate de uma das maiores causas de morte de crianças e adolescentes. Na capital potiguar também houve mobilização. A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Casa de Apoio a Criança com Câncer Durval Paiva, realizou o IV Fórum de Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-Juvenil, que aconteceu no auditório da Procuradoria de Justiça.
Durante o evento a SMS lançou o Plano Municipal de Cuidado Integral à Criança e ao Adolescente / Módulo - Criança e Adolescente com Câncer. A apresentação foi feita pela médica oncologista da Casa Durval Paiva, Vanessa Canos. Ela mostrou as estatísticas da doença no Rio Grande do Norte e os números em Natal.
Os objetivos do plano é implantar na rede municipal de saúde ações promocionais; normas e rotinas de atenção a criança com câncer; e adotar a ficha de registro de câncer de base populacional. O plano tem como público alvo crianças e adolescentes inseridos nos 4 distritos de Natal, Estratégia de Saúda da Família (ESF), os médicos, gerentes de distritos, Secretaria Municipal de Educação e os profissionais da Caravana da Saúde Escolar, programa lançado em outubro e que tem como objetivo diagnosticar e tratar problemas auditivos, vocais e visuais nos alunos da rede municipal de ensino.
O Fórum contou com a presença de representante do Instituto Ronald Mc Donald, da Secretária Municipal de Saúde, Ana Tania Sampaio, do Presidente da Casa de Apoio a Criança com Câncer Durval Paiva, Rilder Campos e do médico Petrônio Spinelli, que representou o reitor da UFRN. O Procurador Geral de Justiça do Rio Grande Norte, Manoel Onofre Neto, também esteve presente.
Para descontrair, chamar atenção para o problema do câncer e mostrar a importância do diagnóstico precoce, foi apresentado o Teatro de Mamulengos T’ ART da Casa Durval Paiva, que abordou o tema em questão, com a peça “Quanto Mais Cedo Melhor”.
O evento contou também com a presença de especialistas em oncologia pediátrica do Rio Grande do Norte e de outras partes do País. O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia Oncológica e chefe do serviço da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Dr. Eduardo Sadao, falou sobre o “Osteossarcoma: Um desafio de diagnosticar precocemente”. Já a oncologista pediátrica, Dra. Célia Antonelli, que faz parte do Grupo Cooperativo sobre Retinoblastoma (São Paulo) falou sobre o “Retinoblastoma: Passado, presente e futuro na América Latina”.