Em apenas cinco meses o Programa Publicidade Legal desenvolvido pela Secretaria de Meio ambiente e Urbanismo (Semurb), já retirou das ruas de Natal mais de 16 mil peças publicitárias irregulares, como faixas, placas e outdoors. Esta semana, é a vez dos cartazes promocionais afixados irregularmente em muros, tapumes e edifícios da cidade. A ação desta sexta-feira (20) ocorreu num prédio desativado, na Av. Salgado Filho, esquina com a rua Monsenhor Landim, no bairro de Lagoa Nova.

A equipe de operações da secretaria promoveu a retirada dos cartazes irregulares afixados nas vidraças e paredes do edifício, que estava praticamente coberto por anúncios de eventos, shows e festas. A operação foi iniciada com a identificação dos locais, com a colocação de uma tarja vermelha, indicando a publicidade irregular. Outros pontos foram identificados: nas avenidas Lima e Silva com Romualdo Galvão, Prudente de Morais com Bernardo Vieira e Salgado Filho.

De acordo com o secretário, Kalazans Bezerra, a proposta é reduzir e disciplinar o número de outdoors, faixas e cartazes espalhados de maneira desordenada na cidade e que estejam promovendo a poluição visual, afirma. Para o chefe do setor de serviços da Semurb, João Maria da Silva, as ações do Publicidade Legal já mostram resultados “Houve uma diminuição significativa da poluição visual em Natal, desde a implantação do programa”, diz.

Outras operações como esta acontecerão em vários outros pontos da cidade com vistas ao combate à poluição visual em Natal. Além dos cartazes, continua a remoção de faixas, placas e banners instalados em locais não permitidos ou sem o licenciamento da Semurb.