A Secretaria Municipal de Saúde de Natal em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde realiza hoje (18) a Caravana em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) da Grande Natal. A caravana iniciou às 8 horas, no Salão Paroquial Padre Gaspar de Saint Peres, localizado na Cidade da Esperança.

Participaram da mesa de abertura do evento o Secretário Adjunto de Saúde de Natal – Dr. Sévulo Medeiros, o representante do Conselho Municipal de Saúde- Fernando Bandeira, o representante do Conselho Nacional de Saúde – Arnaldo Marcolino e o representante dos sindicatos dos odontologistas – Edson Cirilo.

Sérvulo Medeiros explicou que os desafios pela luta para uma melhora do SUS são imensos “Temos de estar juntos exatamente para superá-los, assim como para conhecer os ambientes de debates. Precisamos ser os protagonistas reais e dizer o quanto o
SUS avançou e o quanto as pessoas estão mais próximas de viverem melhor”.

O objetivo é promover debates em torno da conjuntura atual na saúde, considerando a crise e as dificuldades no aumento de investimentos públicos e de serviços, respeitando realidades específicas e necessidades de cada município.

Sérvulo destacou ainda a importância de uma política de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde, “ninguém quer mais assumir um cargo na saúde pública e precisamos pensar nos motivos para isso. Se não discutirmos as condições de trabalho e salário não vamos avançar e isso precisa ser feito em nível nacional”.
A idéia hoje foi debater sobre a Emenda Constitucional 29 – que trata de institucionalizar o que é gasto com a saúde e define o que são os recursos da saúde e discutir sobre o tema do SUS como Patrimônio da União - com o objetivo de realizar a defesa do SUS como sistema de saúde.

“Nós viemos em busca de discutir esses problemas e trilhar soluções” afirma Sérvulo Medeiros.

A Caravana faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde – CNS – instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde, e tem como tema central a defesa do SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade, bem como Gestão do Trabalho, Modelo de Atenção, Financiamento, Controle Social, Intersetorialidade, Complexo Produtivo da Saúde e Humanização no SUS.