O projeto Zoon Galeria Móvel vai iniciou as suas atividades nesta sexta-feira, 11, na Vila de Ponta Negra. A iniciativa está sendo financiada pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, que selecionou o projeto por meio dos editais lançados no ano passado pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). A ação consiste na instalação de um container adaptado na comunidade, como espaço multimídia (galeria de fotos e espaço de exibição de audiovisual e oficinas). O container ficará estará situado na Vila de Ponta Negra na rua Manuel Coringa Lemos, em frente ao Restaurante & Tapiocaria da Vó (por trás da igrejinha no terminal de ônibus). As atividades acontecem das 16h00 às 21h00 e se estenderão até o dia 21 de abril.

A equipe de organização do Zoon Galeria Móvel disse que o projeto irá durar cinco meses e tem um caráter itinerante, pois será levado para várias comunidades da capital potiguar. Durante essa itinerância serão oferecidas oficinas de fotografia e audiovisual ao público jovem dessas áreas. Além disso, serão exibidos filmes e mostras fotográficas. Para interagir com os moradores dos bairros atendidos pela iniciativa as imagens que forem produzidas serão recolhidas para a confecção de um grande mosaico, retratando a diversidade e identidade dos locais que receberão o container.

A galeria itinerante é equipada em seu ambiente interior com uma estrutura para receber exposições de artes visuais, sendo um espaço com iluminação profissional de galeria com duas paredes laterais com 4,5 metros de cada lado, além de uma TV de Led de 50 polegadas, sistema de exibição na tecnologia Blue-ray, computador, som estéreo surround e condicionador de ar. Construída com um sistema de isolamento térmico e acústico, a parte interna da galeria, cria um clima propício para uma experiência de apreciação artística, oportunizando aos seus visitantes uma imersão nas obras mostradas.