A Secretária Municipal de Educação, Justina Iva, e os secretários municipais Luiz Eduardo Machado (Esportes e SECOPA) e Walter Pedro (adjunto de Mobilidade) participaram na sexta-feira (7) de um fórum de debates que discutiu as providências do programa “Brasil Voluntário”, do Governo Federal. A secretária é a coordenadora geral dos trabalhos do programa no RN. O encontro ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e contou com a participação de todas as entidades envolvidas nesta iniciativa como Sarah Carvalho, uma das responsáveis pelo Programa Brasil Voluntário no Ministério do Esporte, Maria da Conceição Fraga, representante da UFRN, além do juiz Agenor Fernandes, representante do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) nos assuntos relacionados à Copa do Mundo de 2014.

Segundo o juiz, caberá ao TJRN contar com cerca de 160 profissionais, de preferência da área de Direito, os quais deverão atuar no “Juizado da Copa e de Grandes Eventos”. Sarah Carvalho conversou com os envolvidos no projeto na capital potiguar sobre os prazos a serem cumpridos, contribuição aos participantes e providências a serem tomadas. Em entrevista para a TV Universitária ela disse que "o voluntário local estará mostrando para os visitantes o quanto ama Natal, recebendo-os da melhor maneira possível".

O grupo decidiu se reunir todas as sextas-feiras a partir de agora para dar celeridade às medidas que precisam ser concretizadas até a Copa, em junho.

Justina Iva e Maria da Conceição Fraga destacaram o legado humano da Copa. "Estaremos capacitando milhares de pessoas ao trabalho voluntário, desenvolvendo um tipo de ação que quase não é ensinada no nosso país. O brasileiro gosta de ajudar, mas não há grandes projetos ou programas de formação como a capacitação do Programa Brasil Voluntário", lembrou Justina. A representante da UFRN anunciou que pretende continuar com "essa nova cultura de voluntariado" dentro da universidade.

Brasil Voluntário
O programa de voluntariado do Governo Federal foi criado para atender a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A atuação dos voluntários será integrada com o programa de voluntariado da FIFA e funcionará como uma ampla rede de mobilização, que irá atuar em pontos de mobilidade, aeroportos, eventos de exibição pública, áreas de fluxo, entorno dos estádios e centros abertos de mídia, nas cidades onde houver. Nesses locais, eles darão suporte ao público-alvo de atendimento: torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral.

Inscrições
O período de inscrições foi prorrogado até o dia 16 de março. Quando for se cadastrar, o candidato deve ficar atento ao preenchimento de todos os campos. No formulário, é possível indicar a preferência do local ou área de atuação, por exemplo. Caso a vaga pretendida seja preenchida por outra pessoa, o candidato poderá ser selecionado para atuar em outro setor. Há vagas para diversos perfis, o que garantirá a formação de um grupo diversificado. Além do curso de formação, o voluntário selecionado receberá sete peças que compoem o uniforme, cartão alimentação no valor de R$ 20,00 dia, cartão de transporte, seguro de vida e um kit com produtos orgânicos.

Kits
Voluntários receberão kit com produtos orgânicos e sustentáveis como alimentação complementar.Uma parceria entre o programa Brasil Voluntário, gerido pelo Ministério do Esporte, e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) incentivará a alimentação saudável e o consumo consciente aos participantes do programa durante o mundial.
Cada kit será formado por 10 itens: castanha de caju (100g), abacaxi desidratado (100g), banana desidratada (100g), barra de cereal (50g), biscoito integral (350g), biscoito sequilho (350g), castanha de baru (100g), castanha do Brasil (100g), mel em sachê (60g) e suco de diversos sabores (1,8 L).
Fonte: Prefeitura de Natal/ TJRN/Brasil Voluntário