Programa Bolsa Família terminou no último dia 31 de outubro. Das 23 mil famílias natalenses listadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), cerca de 11 mil já tiveram seus dados atualizados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), órgão responsável pelo desenvolvimento do programa no âmbito municipal.

Embora o número de famílias recadastradas no município ainda não esteja confirmado, a expectativa é de que o MDS envie os dados exatos até o final da primeira quinzena deste mês.

Em virtude do feriado de finados (2/11) e dia do servidor público (3/11), as famílias que ainda não efetuaram o recadastramento poderão continuar a fazê-lo normalmente a partir de hoje (4). A coordenadora do Cadastro Único, Raquel Farias, ressalta que apenas as famílias que não realizarem o recadastramento até janeiro terão o benefício bloqueado e, em fevereiro, caso ainda não tenham atualizado seus dados junto ao MDS, ele será cancelado.

Para evitar que isto aconteça, a Semtas tem trabalhado na mobilização da população através da descentralização do cadastramento e recadastramento das famílias natalenses. Já foram criados 17 novos postos de recadastramento dentro das comunidades onde há maior número de beneficiários do Bolsa Família, como na zona norte e oeste da capital, a fim de aproximar o serviço da população. O número de profissionais envolvidos no programa também saltou de 60 para 200, para atender a demanda. E outras 100 assistentes sociais foram contratadas temporariamente para realizarem visitas domiciliares e alertarem as famílias sobre a importância do recadastramento. De agosto até então, foram realizadas mais de sete mil visitas.

“As famílias que não realizaram o recadastramento dentro do prazo terão seu benefício bloqueado, mas isso não significa a perda, por isso é recomendável que elas procurem um dos 22 postos de recadastramento para atualizar seus dados cadastrais o mais rápido possível”, aconselha a coordenadora do Cadastro Único.

Ela atenta também para a importância da atualização constante dos dados cadastrais das famílias. “Qualquer mudança, por mais simples que pareça, precisa ser avisada. Mudança de endereço, de escola, composição familiar, tudo isso pode comprometer o recebimento do benefício, se não houver atualização de cadastro. É o MDS quem averigua sempre, para se certificar que está tudo regularizado”, afirma a coordenadora.

O Cadastro Único coleta diversas informações sobre famílias em situação de pobreza no município, possibilitando a análise de suas principais necessidades e viabilizando a organização e implementação de programas e serviços socioassistenciais, como é o caso do Bolsa Família. Atualmente, o programa beneficia em Natal mais de 50 mil famílias em situação de pobreza, cuja renda mensal seja de até R$ 140 por pessoa, no caso de famílias com crianças e adolescentes, e R$ 70 por pessoa, no caso de adultos apenas. O benefício varia entre R$22 e R$ 200, dependendo da composição e renda familiar.

Mais informações no Cadastro Único: 3232-9249

Postos de recadastramento:

. CRAS Felipe Camarão - R. Nossa Senhora do Rosário, S/N

. CRAS Pajuçara - R. Itaguarú, 106

. CRAS Guarapes - R. Lagoa Seca, 02

. CRAS África - R. da Gameleira, 316, Redinha

. CRAS Salinas - R. dos Pataxós, 50

. Cidade Nova – Núcleo do PETI - Travessa Getúlio Vargas, S/N

. Cidade da Esperança – Núcleo do PETI - Av. Paraíba, 81

. Santarém – Núcleo do PETI - R. Tapirai, S/N

. Beira Rio – Núcleo do PETI - R. Dr. Antônio de Souza, 218-B, Igapó

. Alto da Torre – Núcleo do PETI - R. Dr. Augusto Césino Monteiro Medeiros, 579, Lot. Mar del Plata, Potengi