Pelo sexto mês consecutivo, a cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal registra variação negativa. Em outubro/2009 a redução média foi de 0,49% em relação ao mês de setembro. Com efeito, desde maio deste ano a cesta básica pesquisada pelo Procon Natal vem registrando sucessivas quedas, acumulando 7,0% de redução. Nos mercadinhos o custo da cesta básica acumula variação negativa de 4,36% nos dez primeiros meses do ano.

No final de outubro/2009 o custo médio da cesta básica (nos supermercados/hipermercados) para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – era de R$ 311,37, contra R$ 312,90 registrado no final de setembro/2009.

NO MÊS

A pesquisa é realizada semanalmente pelo Procon Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza. Em outubro/2009 dezenove (19) produtos subiram, dezenove (19) sofreram redução, e dois – biscoito ‘cream cracker’ e cebolinha – permaneceram estáveis.

O índice negativo de outubro foi provocado pela redução média de 0,30%, constatada nos produtos industrializados e semi-elaborados, e de -3,11% nos hortifrútis. Os produtos de higiene e limpeza registraram aumento médio de 0,46%.

As maiores reduções de outubro foram observadas na batata doce (caiu 18,8%), jerimum leite (-18,6%), filé de merluza congelado (-16,9%), macaxeira (-10,1%), queijo de coalho (-9,9%) e banana pacovã (-9,3%) e ovos (-6,3%).

Por outro lado, dentre os produtos que apresentaram reajuste de preço em Outubro, destaque para o fubá pré-cozido (+14,9%), coentro (+14,8%), laranja pera (+12,2%), tomate (+11,1%), água sanitária (+9,8%) e carne bovina de 2ª-músculo (+8,6%).

NO ANO

De janeiro a outubro de 2009 a cesta básica acumula variação negativa de 7,04%. Os produtos industrializados e semi-elaborados caíram 7,20%, os legumes, frutas e verduras, ficaram, em média, 8,63% mais baratos, e os produtos de higiene e limpeza caíram 2,58% em 2009.

Nos últimos doze meses a cesta básica registra redução média de 5,87% nos supermercados e hipermercados de Natal, provocada em grande parte pela redução de 6,84% observada nos produtos industrializados e semi-elaborados. Os itens de higiene e limpeza também sofreram retração nesse período (-1,60%), enquanto os legumes, frutas e verduras registram aumento médio de 1,90%.

Nos “mercadinhos” a cesta básica caiu 4,36 % de janeiro a outubro de 2009

Nos supermercados localizados nos bairros de Natal (os chamados “mercadinhos”), a cesta básica registrou redução média de 4,39% nos dez primeiros meses de 2009. A maior redução ocorreu nos hortifrútis (-28,91%), seguido pelos produtos industrializados e semi-elaborados (-2,40%). Já os produtos de higiene e limpeza registraram aumento médio de 0,78% de janeiro a outubro deste ano.

Foram pesquisados doze (12) mercadinhos localizados em diversos bairros de Natal (Panatis II, Pajuçara, Planalto, Pitimbu, Dix-Sept Rosado, Alecrim, Pirangi, Neópolis, Nova Descoberta, Capim Macio, Centro e Rocas).

Segundo o Procon Natal, em outubro de 2009 a cesta básica custava mais barata nos supermercados (R$ 300,68), seguido pelos mercadinhos (R$ 319,06) e pelos hipermercados (R$ 322,06), conforme gráfico abaixo. Nos supermercados a cesta básica caiu 0,97% em outubro, e -0,03% nos hipermercados.

Custo da cesta básica por estabelecimento
Segundo ponderação dos técnicos do Procon Natal, a cesta básica mais barata – na última semana de agosto – entre os supermercados/hipermercados, era a do Supermercado Servebem – Cidade da Esperança (R$ 281,66). Entre os mercadinhos a cesta básica mais barata era a do Bom Dia Supermercados - Alecrim (R$ 288,32).

Veja tabelas