Criada há cinco anos com a finalidade de valorizar, profissionalizar e formar servidores em todos os níveis da administração pública municipal, por meio da qualificação continuada, visando à gestão de qualidade, a Escola Municipal de Gestão Pública (Emgesp) beneficiou no período 6.447 servidores.
Em 2013, a Escola iniciou uma nova fase, criando a atual logomarca, página no site da Prefeitura (www.natal.rn.gov.br/emgesp) e formando uma equipe composta pelas colaboradoras Karinne Fernandes (diretora), Candice Macedo (chefe do setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional), Izabel Vilela (servidora) e Udymar Pessoa (servidora).
Ética, qualidade, trabalho em equipe, desenvolvimento permanente, inovação e criatividade são os valores trabalhados pela Escola, tendo por princípios responsabilidade social, inclusão social, gestão democrática, igualdade de direito e formação continuada. As áreas de atuação da Escola são voltadas para a ética e cidadania, gestão de pessoas, administração pública (processos e procedimentos), educação continuada, formação de multiplicadores, gestão de informação e gestão ambiental.
“A equipe está empenhada e comprometida em alavancar a Escola”, assinalou Candice Macedo. A gestora fez um balanço das ações da Emgesp no ano passado, destacando a palestra “Líder Coaching”, proferida por Rilton Campos; palestra com o diretor do Procon Natal, Kleber Fernandes, e o treinamento “Introdução ao protocolo”, pela servidora Udymar Pessoa. No total, foram 16 ações, entre cursos e palestras, atingindo 280 servidores. Pelo programa Qualidade de Vida, a Emgesp favoreceu 1.724 funcionários municipais.
Conforme a pedagoga Udymar Pessoa, a Escola foi reestruturada no ano passado. Ela destaca a criação da página abrigada no site da Prefeitura, que de maio até o momento teve mais de 10 mil acessos.
A servidora informou, ainda, que a Emgesp está concorrendo a um edital do Banco do Brasil de educação ambiental intitulado “Segelm sustentável”. Caso seja aprovado, o programa vai trabalhar a mudança de comportamento em relação ao binômio consumo/descarte no ambiente de trabalho da Segelm.
Para 2014, a Escola planeja ações voltadas para cursos de graduação e pós-graduação. De acordo com Candice Macedo, há, também, a possibilidade de parcerias com a Escola de Governo do RN e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).