Órgãos municipais, estaduais e federais apresentaram nesta quarta-feira (11) ao Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcit) os projetos de mobilidade que vêm sendo executados em Natal. As intervenções devem construir um novo desenho na cidade. Juntas, elas somam cerca de R$ 3 bilhões.
Participaram da reunião o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), além de secretarias municipais de Mobilidade Urbana, Planejamento e Obras Públicas. Convidada, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIN) não pode comparecer.
Os técnicos trocaram informações acerca dos projetos e construíram uma visão integrada das múltiplas intervenções. Representantes da sociedade civil reivindicaram a reforma de calçadas nos bairros, a construção de ciclovias, o plantio de árvores e divulgação do andamento das obras. Ficou definido que uma equipe com técnicos dos vários órgãos farão novas reuniões de integração e planejamento.
O Comcit reúne 13 órgãos divididos entre as esferas pública e privada e institutos de pesquisa. Nascido em 2008 e interrompido três anos depois, ele foi retomado em agosto deste ano com o objetivo de orientar a gestão municipal no que diz respeito às políticas públicas relacionadas à ciência, à tecnologia e à inovação para o desenvolvimento da cidade.
A reunião ocorre a cada terceira quarta-feira do mês no auditório da Sempla e é aberta a todos os interessados.