Durante os dois turnos desta sexta-feira(29/11) as escolas municipais Francisca de Oliveira e José Sotero realizaram suas mostras culturais a partir de trabalhos realizados durante o ano letivo em sala de aula, dentro da programação pedagógica planejada com atividades didáticas e oficinas culturais. As mostras ofereceram temas diversos escolhidos dentro das disciplinas de cada professor.

Na escola municipal Francisca de Oliveira teve destaque o Programa Mais Educação com uma oficina de educação ambiental com uma horta feita com material reciclável. “Aproveitamos as caixas de leite que não podem ser recicladas e reutilizamos esse material plantando as mudas”, explica Pamela Silva, de 12 anos. A professora Maria Hortência ensina que o plantio das sementes é todo manual e o produto final são sementeiras ecológicas.

Em outra sala, o Pelotão da Cidadania Escolar mostrou os eixos do programa como saúde, educação para o trânsito, meio ambiente, turismo e outros assuntos que fizeram parte das visitas dos alunos em vários pontos da cidade. O resultado multiplicador esteve presente em maquetes, redações, paródias, poesias e fotos. Oficina de costura, jogos matemáticos, alimentos orgânicos e tecnologia da maquiagem são alguns dos vários assuntos que os alunos tornaram protagonistas dos conhecimentos adquiridos, trazendo também a família à escola para examinar com atenção os resultados da mostra cultural.

Na escola municipal José Sotero ocorreu o Sarau Poético e Festival da Criatividade, reunindo atividades criadas em sala de aula nas disciplinas de português, arte e educação física. O resultado foi uma apresentação geral, reunindo todos os alunos para ver as turmas de sexto a nono anos exibirem uma alusão aos 100 anos de Vinicius de Morais, seja por músicas através do coral, dança e declamação de poesias. Essa comemoração do centenário de Vinicius de Morais serviu ainda para incentivar a leitura e o conhecimento de suas obras como escritor, poeta e compositor.