O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, assinou na tarde desta quinta-feira (28), em solenidade ocorrida no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, a ordem de serviço para a construção do Residencial Maruim, empreendimento que faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida e vai abrigar 165 famílias que vivem atualmente na comunidade do Maruim, localizada no bairro das Rocas. A população será reassentada, em virtude das obras de ampliação do Porto de Natal e serão investidos R$ 12,2 milhões na construção de 200 apartamentos. A construtora Certa será a responsável pela execução dos serviços que devem ser iniciados na primeira quinzena de janeiro de 2014 e tem um prazo de quinze meses para serem finalizados.

O Residencial Maruim será erguido no terreno onde funcionaram as secretarias de Administração e Meio Ambiente e Urbanismo de Natal nas proximidades do Estádio Senador João Câmara, no bairro das Rocas. A área foi doada pela Prefeitura e em virtude dessa doação, a gestão municipal exigiu que o valor do terreno fosse revertido em melhorias nos apartamentos que terão 43 metros quadrados e serão entregues com azulejos do chão ao teto, além de esquadrias de alumínio. Por isso, o empreendimento será o melhor do Brasil, dentre aqueles que fazem parte da faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida.

Carlos Eduardo falou que a assinatura da ordem de serviço representava a realização de um sonho antigo da comunidade do Maruim que finalmente vai possuir uma moradia digna. Ele destacou a realidade difícil vivida pela população do local, já que não possui nenhuma infraestrutura de saneamento básico, pavimentação e drenagem na área. O prefeito recordou que os recursos desse projeto foram garantidos no final de 2008, último ano de sua segunda gestão a frente do município. Como a administração que comandou a cidade nos últimos quatro anos não deu continuidade ao processo, Natal correu o risco de perder os investimentos para essa obra, o que não ocorreu em virtude do trabalho desenvolvido pela equipe da atual administração.


O chefe do executivo municipal parabenizou a equipe da secretaria municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) pela concretização do projeto que tem uma clara preocupação social, pois as famílias não serão remanejadas para regiões periféricas da cidade, o que vai permitir que elas continuem a exercer suas atividades cotidianas com a mais perfeita normalidade. Carlos Eduardo afirmou que como gestor público estava muito satisfeito em autorizar uma obra que vai proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população. “Os pais de família que irão morar no Residencial Maruim poderão criar seus filhos em uma casa verdadeiramente digna”, finalizou.


O secretário municipal de Habitação, Homero Grec, destacou que a principal preocupação da equipe da secretaria foi oferecer condições de moradia digna para as famílias do Maruim, sem precisar retirá-las de sua região de origem. Ele disse que ao construir o empreendimento no bairro das Rocas, a população vai viver em uma área central da cidade, com bom acesso a serviços de saúde e transporte público. Além disso, a principal atividade econômica dos moradores do Maruim que é o trabalho com a carcinicultura (beneficiamento do camarão) será preservada.


Homero Grec informou que no final do mês de dezembro a Prefeitura vai assinar a ordem de serviço para as obras de urbanização da Praça Pôr do Sol. Serão investidos R$ 3,5 milhões na construção de 18 boxes comerciais, construção de equipamentos de lazer, um centro de descasque de camarão, além do alargamento da Avenida em frente ao Mercado do Peixe no Canto do Mangue. “As famílias do Maruim que trabalham com o descasque do camarão irão ocupar esse Centro, preservando a principal fonte de renda deles”.


Participaram da solenidade o secretário municipal de Habitação, Homero Grec, o diretor-presidente da Companhia de Docas do Rio Grande do Norte, Pedro Terceiro de Melo, a superintendente de Patrimônio da União, Yêda Cunha, o vereador Ubaldo Fernandes, o gerente de governo da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio de Araújo e a presidente da Colônia de Pescadores de Natal, Rosângela Souza, além de vários secretários municipais.