A Unidade Mista das Quintas da Secretaria Municipal de Saúde de Natal promove nesta sexta-feira (29), das 8h às 16h, em seuambulatório, ações educativas e teste rápido para identificar sífilis e HIV. Aa ação é alusiva ao Dia Mundial de luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro.
A programação inclui café da manhã, apresentação do Grupo de Teatro dos agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Nazaré sobre o tema, projeção de vídeo educativo, durante a realização dos exames e explicação sobre os exames (pré-testes, teste e pós-teste).
Segundo a diretora da Unidade, Aloma Fonseca, haverá ainda uma roda de conversa e entrega de preservativos masculinos e femininos com orientação sobre forma de uso.
Por que fazer o teste de aids
Quando o vírus HIV é identificado precocemente pode possibilitar o aumento da expectativa de vida do soropositivo. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. Por isso, pessoas que passaram por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, devem fazer o exame.
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. Os exames laboratoriais e os testes rápidos detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo.
A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica.
O município de Natal apresenta uma média de 115 casos/ano, com tendência crescente anualmente. De acordo com o Boletim Epidemiológico ANO VII, de 2010, do Departamento Nacional de DST, AIDS e Hepatites Virais, o Rio Grande do Norte encontra-se em 21º lugar em número de casos de AIDS Adultos e a Capital é responsável por 60 % dos casos.
A Unidade Mista das Quintas fica localizada na Rua dos Paiatis, 3 A, Quintas