As demandas do atual contexto social apontam para a necessidade de apresentar alternativas que possibilitem a construção de uma nova compreensão da sociedade baseada em valores éticos e humanos, tendo como consequência uma convivência harmoniosa em todos os grupos sociais. Nessa perspectiva o Programa Justiça e Escola, idealizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) vêm subsidiando o processo educativo nas escolas da cidade do Natal.
E com o intuito de socializar as experiências exitosas desenvolvidas pelas escolas com base na metodologia do Programa, o Justiça e Escola realizou no dia 18 de novembro o IV Intercâmbio Pedagógico e o I Encontro Intermunicipal, com a participação 56 unidades de ensino da rede municipal de Natal e de representantes dos municípios do Rio Grande do Norte que aderiram ao Programa. O evento aconteceu no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFRN, situado na Avenida Rio Branco, Cidade Alta. No dia 19 a programação foi de tempo integral.
A secretária municipal de Educação, professora Justina Iva, participou da solenidade. Na ocasião, destacou que o Justiça e Escola contribui com uma sociedade melhor. “Colheremos os frutos daqui a um tempo, com certeza. Para nós da capital é uma satisfação muito grande fazer parte desse projeto”, assinalou.
De acordo com a coordenadora do Programa Justiça e Escola pela SME, Luzia Valentim, o objetivo é aproximar o judiciário da sociedade e desenvolver uma proposta educativa pautada em valores éticos e de cidadania, respaldada na metodologia - O Caráter Conta, com intenção de mediar e explorar os conteúdos dos pilares: Respeito, Responsabilidade, Zelo, Cidadania, Senso de Justiça e Sinceridade por meio de ações articuladas entre educadores, gestores, pais, alunos e demais áreas de convivência social onde interagem os atores envolvidos na educação.
A SME firmou a parceria com o TJRN desde o ano de 2007. E sob a responsabilidade do Departamento de Atenção ao Educando (DAE) vem desenvolvendo ações formativas que dão suporte técnico e estratégico para implementar uma cultura de paz nas escolas.