Unindo mais de trinta horas de exibição, além de oficinas, palestras, encontros e a mostra competitiva, o maior evento de cinema do Rio Grande do Norte – o Goiamum Audiovisual - chega à sua sétima edição em 2013 levando para o grande público a oportunidade de vivenciar o universo da produção cinematográfica nacional e internacional das mais diversas formas. Durante os dias 25 e 29 de novembro, o campus do IFRN da Cidade Alta será palco do evento, que este ano vai homenagear as mulheres. O Goiamum Audiovisual está inserido dentro da programação do Natal em Natal 2013.
Com ‘força e poesia’ a mulher ganha destaque no festival com filmes que tratam da realidade feminina e seus desafios, da luta pela humanização do parto à superação dos preconceitos contra as mulheres. “Fazemos um chamamento às nossas estrelas anônimas, que além de militantes do audiovisual, mulheres, mães, companheiras e filhas, são diretoras, produtoras, atrizes ou espectadoras, como é o caso da Zezé Motta, nossa Diva, homenageada este ano”, comenta Keila Sena, diretora geral do Goiamum Audiovisual.
Co-diretor do festival, William Hinestrosa, destaca ainda a exibição de dois longas que trazem o olhar feminino perante situações da própria realidade, enfrentando dilemas humanistas e sociais. “Eles Voltam”, de Marcelo Lordello (PE), premiado como melhor filme no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e exibido no Festival de Roterdam na Holanda; e “Mãe e Filha”, de Petrus Cariry (CE), premiado em diversos festivais no Brasil e no exterior. “Para completar o programa, exibiremos o filme “O Renascimento do Parto”, de Eduardo Chauvet (DF), que traz uma sensível discussão acerca dos procedimentos de parto no Brasil,”, complementa William. Após a exibição o diretor e membros da ONG RAMA (Rede de Apoio a Maternidade Ativa) participarão de uma conversa com o público no debate “Humanização do Parto”.
Seguindo a temática do festival, o filme americano “Não mais – Uma História de Revolução”, retrata a trajetória de uma jovem jornalista síria que cobre o conflito no seu país. “Esse filme é um bom reflexo da nossa primeira mostra internacional, com um tema forte e atual, trazendo à tona a temática feminina”, finaliza Hinestrosa.
MOSTRAS
A CURTA GOIAMUM é uma das mostras mais importantes do festival por inserir o RN no circuito nacional de festivais competitivos. Entre as novidades para esta edição, Keila destaca a criação da mostra competitiva estadual e da mostra internacional. O melhor filme da 4ª Curta Goiamum - Programa Estadual vai receber o Prêmio Mangue Filmes, uma iniciativa que vai beneficiar produtores locais que terão acesso a vários tipos de serviços inteiramente gratuitos para concretizar a produção de um curta-metragem. O novo modelo de premiação vem sendo utilizado por outros festivais do gênero pelo Brasil a fora. “A ideia é que o contemplado continue o seu desenvolvimento na carreira audiovisual, contribuindo também para a cinematografia potiguar”, analisa Keila. A mostra internacional traz à Natal uma média de 10 países diferentes, entre ficções, documentários, animações e experimentais mostrando a força do festival que agora se abre para o mundo, com a exibição de mais de 150 filmes.
A 4ª CURTA GOIAMUM – Programa Nacional continua em destaque com mais de 300 curtas inscritos, construindo um recorte significativo da produção nacional contemporânea. O prêmio de Melhor Filme dará o direito também da inscrição automática no FAIA 2014 - Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, que reúne os premiados de 25 festivais brasileiros, com destaque para “O Pacote”, de Rafael Aidar (SP), exibido em diversos festivais, estreou no Festival de Berlim (Alemanha) em 2013, com temática homessexual; “A Melhor Idade”, de Adriano Big (BA), tem sido exibido em vários festivais no Brasil, com temática sobre amor na terceira idade e o “O Sol Pode Cegar”, de Totti Loureiro (SP) retrata um adolescente que inicia sua experiência sexual com a empregada doméstica. O personagem principal é interpretado pelo ator Vinícius Tardio, que atualmente é um dos protagonistas da novela Além do Horizonte.
OFICINAS
As oficinas também são outro destaque do Goiamum. Serão quatro minicursos oferecidos durante o evento. Voltada para atores profissionais, a oficina "Preparação de Atores para Cinema" será ministrada pelo experiente assistente de direção, Hsu Chien (RJ). Já o realizador e gestor cultural, Hermano Figueiredo (AL), vai capacitar seus participantes para a leitura crítica do audiovisual através da oficina "Leitura e Expressão Audiovisual". Voltada para realizadores e produtores, a oficina "Produção Cinematográfica" levará a assinatura de Fernando Zagallo (RJ), profissional com mais de vinte anos de experiência no mercado cinematográfico. Finalizando, o co-diretor do Goiamum e coordenador da pesquisa de conteúdo para o Guia Kinoforum de Festivais de Cinema e Vídeo, William Hinestrosa (SP), vai debater sobre os meandros do curta-metragem com a oficina "Distintas Narrativas".
GRATUIDADE
A sétima edição do Goiamum Audiovisual continua com toda a programação pública e gratuita, promovendo o tripé formação, exibição e mobilização do segmento audiovisual, com atividades de exibições para crianças e adultos, formação de atores para audiovisual, reciclagem dos realizadores e o Desentoca que dá visibilidade, cataloga a nossa produção e distribui uma coletânea de DVDs com os filmes do RN para exibição em escolas e comunidades. “Para este ano ainda, voltamos com o apoio e a parceria da Prefeitura de Natal/Funcarte (Capitania das Artes) e do IFRN (Instituto Federal do RN – Campus Cidade Alta), além de ter de volta a ABDeC (Associação Brasileira de Documentaristas – RN). Contamos com ainda com a consultoria de William Hinestrosa de SP (da Kinoforum), que se mostrou um importante parceiro para que a programação deste ano esteja às nossas possibilidades e intensa ao mesmo tempo”, finaliza a diretora geral do festival, Keila Sena.
Contatos:
Keila Sena | direção e produção - 8886-0297 | 9963-2910 | producaogoiamumgmail.com
Henrique José | direção e mostra desentoca - 8868-3380 | henriquehj@yahoo.com.br
Pedro Fiuza | coordenador de mostras - 8805-4666 | mostrasgoiamum@gmail.com
Box comunicativo | assessoria de comunicação - 9402-8479 | boxcomunicativo@gmail.com
Programação completa: www.goiamumaudiovisual.com.br
Resumo da programação
• 25/11 - segunda-feira
13h - Oficina Leitura e Expressão Audiovisual, com Hermano Figueiredo
19:30h - Cerimônia de abertura
Homenagem à Zezé Motta
Exibição dos curtas "Carolina" e "Não Mais: Uma História da Revolução"
• 26/11 - terça-feira
9h: Mostra Infantil
10:30h: Visitação de museu de brinquedos IFRN
13h: Oficina Leitura e Expressão Audiovisual, com Hermano Figueiredo
Oficina de Produção Audiovisual, com Fernando Zagallo
15h: Reunião ABDeC
17h: Debate mídia Ninja
19: Curta Goiamum Nacional
20:30h: "Eles Voltam", de Marcelo Lordello
• 27/11 - quarta-feira
9h: Mostra Infantil
10:30h: Visitação de museu de brinquedos IFRN
13h: Oficina Leitura e Expressão Audiovisual, com Hermano Figueiredo
Oficina de Produção Audiovisual, com Fernando Zagallo
Oficina de Preparação de atores, com Hsu Chien
15h: Mostra Internacional - Programa 1
17h: Mostra Desentoca
19: Curta Goiamum Estadual
20:30h: Encontro com o diretor - Petrus Cariry
exibição do filme "Mãe e Filha"
• 28/11 - quinta-feira
9h: Mostra Infantil
10:30h: Visitação de museu de brinquedos IFRN
13h: Oficina Leitura e Expressão Audiovisual, com Hermano Figueiredo
Oficina de Produção Audiovisual, com Fernando Zagallo
Oficina de Preparação de atores, com Hsu Chien
15h: Encontro de festivais do Rio Grande de Norte
16h: Painel dos realizadores potiguares – bate papo com os diretores da mostra estadual
17h: Mostra de curtas - Petrus Cariry
19: Curta Goiamum Nacional
20:30h: Exibição do filme “O Renascimento do Parto”
Debate “Humanização do parto” com o diretor Eduardo Chauvet (DF), Regine Marton (FR) da RAMA
• 29/11 - sexta-feira
9h: Mostra Infantil
10:30h: Visitação de museu de brinquedos IFRN
13h:Oficina de Produção Audiovisual, com Fernando Zagallo
Oficina de Preparação de atores, com Hsu Chien
16h: Bate-papo com o diretor do filme "O Renascimento do Parto", Eduardo Chauvet, sobre distribuição alternativa de filmes
17h: Bate-papo “Curtas contemporâneos de baixo custo” com Aristeu Araújo (PR)
18h: Lançamento da Zoon Galeria Móvel
19: Mostra Internacional - Programa 2
21h: Relato de experiência Som Sem Plugs (RN) + exibição de alguns programas.
22h: Cerimônia de premiação e encerramento.