O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Dulce, localizado no bairro de Felipe Camarão, encerra nessa sexta-feira, 30, o projeto “O fantástico mundo do circo”, com sarau de poemas de Vinícius de Morais, Cecília Meireles e Roseana Murray.

O projeto foi desenvolvido durante o mês de outubro, com o objetivo de estimular na criança a fantasia, a imaginação, o lúdico e a ampliação do seu conhecimento, oportunizando interagir com diferentes tipos de linguagens (artísticas, musicais...) através do desenho, pintura, modelagem, atividades corporais valorizando assim a cultura do circo.

No primeiro momento, visitaram um circo localizado no próprio bairro (Felipe Camarão) próximo ao CMEI; na ocasião as crianças além de apreciar a arte circense, puderam observar o bairro (casas, veículos, pessoas...) e, a partir dessa visita a equipe pedagógica (professoras e gestão) elaboraram pesquisas de acordo com o interesse das crianças realizando as culminâncias a cada sexta feira. Diversas atividades foram desenvolvidas entre elas: um dia de piquenique de frutas, brincadeiras com cama elástica e piscina de bolinhas, além da presença dos palhaços da SME que proporcionaram as 125 crianças do CMEI uma tarde divertida.

Associado a essas atividades o CMEI Irmã Dulce realizou um intercâmbio com a escola Lápis de Cor (rede privada), que fez um trabalho de mobilização para uma ação social arrecadando junto aos seus alunos brinquedos para complementar os que já fazem parte do CMEI e outros que foram presenteados às crianças.

A intenção da equipe pedagógica do CMEI foi proporcionar para as crianças não só “um dia da criança”, mas atividades que além de lúdicas possam envolver conhecimentos e aprendizagens significativas para o seu desenvolvimento escolar.