O público da Marco, entre eles, alunos, professores, gestores, equipe da Secretaria Municipal de Educação(SME), pais e visitantes em geral, avaliam como positiva a 14ª edição da Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento.
Presente durante os quatro dias da feira, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Judineide Domingos, avalia a Mostra. “É um momento no ano letivo que coroa todo o trabalho desenvolvido no processo de sala de aula, das escolas e da secretaria. É a expressão de toda a energia aplicada nos planejamentos das ideias, do esforço de quem acredita que as crianças e nossos jovens são capazes de criar e recriar. Parabéns pelo sucesso de todas as equipes da Marco”.
A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Ednice Peixoto, agradece a cada pessoa do DEF, DEI, da secretaria e das escolas que acreditaram na Marco. “É importante que as unidades de ensino produzam, mas também mostrem as suas produções. Quando a SME realiza um evento dessa natureza é a secretaria que está reconhecendo e aplaudindo o trabalho da escola, porque a escola é a alma da rede municipal de ensino, é o chão do conhecimento”. E afirma que “a Marco voltou esse ano e vai continuar por muitos outros”.
A assessora pedagógica do DEF e professora formadora em Artes, Adeilza Gomes, avalia como excelente a participação das escolas e CMEIs. Afirma que as apresentações à maioria bastante planejadas e bem feitas, figurinos contextualizados com músicas simbólicas da cultura potiguar, observando a criticidade, a reflexão e a poética. E acrescenta: “O projeto de ambientação e arte do pavilhão da Marco que dentro do possível possibilitou o contato dos estudantes com a origem e criação da Secretaria Municipal de Educação durante a “Campanha de Pé no Chão também se aprende a ler”, na década de 1960”, destacou.
A professora Elaine Cristina Souza que trabalha na Escola Municipal Irmã Arcângela, no Igapó, disse que o evento “foi muito interessante e organizado”. “Fizemos uma seleção dos melhores trabalhos da escola e trouxemos para exposição. Foi muito lindo a apresentação do Mais Educação “Semeando paz, colhendo conhecimentos” no palco principal para outras unidades”, comemorou.
O aluno Paulo Ricardo, de 14 anos, do 5º ano da Escola Municipal Laércio Fernandes Monteiro, situada em Nossa Senhora da Apresentação, falou que foi gratificante participar da Marco. “Junto a minha escola e com os meus colegas, apresentei o projeto de “Iniciação a robótica utilizando materiais recicláveis”, do qual tive o prazer de participar”, frisou.
A gestora Vivian Rodrigues Bezerra, da Escola Municipal Joseane Coutinho, localizada em Lagoa Azul, explica que expôs uma amostra dos trabalhos desenvolvidos pelos professores na escola, com os 386 alunos do 1º ao 5º ano. Trabalhamos o projeto “Criança, cultura e letramento: resgatando os valores na escola. “Porém faço destaque ao GEEMPA, programa de correção de fluxo escolar na alfabetização, porque estamos evoluindo com os alunos do 4º e 5º ano que não eram alfabetizados e estão conseguindo se alfabetizar”. E elogia “é através da Marco que mostramos projetos de grande importância”.
A funcionária pública Rosângela Costa, contou que visitou os estandes das escolas e CMEIs e pode conferir trabalhos riquíssimos. “Todos que fazem a Educação do município de Natal estão de parabéns e realmente merecem o espaço que é destinado dentro da Cientec”, parabenizou.