Durante entrevista coletiva, concedida no início da tarde desta terça-feira (27), no auditório da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), o ainda presidente da instituição, César Revoredo, apresentou os motivos da sua saída do órgão, fazendo um balanço das ações desenvolvidas durante seus dez meses de gestão. Assume interinamente vice-presidente do órgão, o jornalista Rodrigues Neto.

“Durante este período procurei promover uma gestão participativa, que fortalecesse a cadeia produtiva e cultural da cidade. Procurei desenvolver um trabalho que fosse além de uma política de realização de eventos, mas, sobretudo, de estruturação da cultura natalense”, ressaltou César, que deverá deixar oficialmente o cargo nesta quarta-feira.

César elencou também uma série de atividades que desenvolveu nestes dez meses, citando o apoio ao Plano Nacional de Cultura, a participação no Fórum Nacional de secretários Cultura Nacionais e do Nordeste, o diálogo permanente com o Ministério da Cultura (Minc), a divulgação do Plano Municipal de Gestão Cultural.

Ainda sobre seu relatório de gestão, César Revoredo detalhou a reestruturação do fluxograma de serviços da Funcarte, a regularização do Centro Municipal de Artes Integradas, a criação do regimento interno da Funcarte, a realização de oficinas de capacitação. “Estamos também catalogando o acervo de obras da Funcarte, que estão espalhadas por vários órgãos da prefeitura, além de reestruturarmos o cadastro de entidades culturais”, informou Revoredo.
Eventos
A realização de eventos como as festividades do carnaval, do dia da poesia, dança, dos festejos juninos, também foram destacados por César Revoredo, além da construção dos eventos do Natal em Natal para o final deste ano, do patrocínio para o Goiamum Audiovisual, da Caminhada Histórica e a estruturação da Banda Sinfônica de Natal e a criação da revista de cultura da Funcarte.

“Como artista plástico tenho outras atividades além da Capitania. Vou completar 50 anos e tem uma hora que o corpo cansa. Estou realmente cansado e por isto estou deixando o cargo de presidente da Funcarte. Em nenhum momento vou deixar de ser um soldado da gestão da prefeita Micarla de Sousa”, ressaltou César Revoredo.
Pagamentos de funcionários
Em relação ao caso do pagamento de R$ 200 mil de salários de 85 prestadores de serviços da Funcarte, César Revoredo destacou que todas as pessoas receberam o dinheiro e destacou não ter ocorrido qualquer desvio na verba. “Não se deve tratar este caso como escândalo, mas como um ruído de informação, até porque não ocorreu nenhum tipo de desvio de recursos, pois todos receberam efetivamente o que lhe eram devidos. Sobre este assunto determinei a criação de uma comissão de inquérito para apurar o fato”, informou César Revoredo, informando ainda que a atual gestão está analisando alternativas para regularizar a situação dos funcionários da Funcarte.