A prefeita Micarla de Sousa lançou na manhã desta quinta-feira (26) no Parque das Mangueiras, em Lagoa Nova, o Programa Adote o Verde que tem o objetivo de manter e preservar as áreas verdes públicas de Natal. O Projeto é fruto da parceria entre a Prefeitura do Natal, por meio das secretarias municipais de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente e Urbanismo, e a iniciativa privada.

“Cuidar do meio ambiente é cuidar das futuras gerações”, disse a prefeita Micarla de Sousa, que na ocasião também lançou o Plano de Arborização de Natal previsto para ter início entre os meses de junho e julho, sendo executado em seis meses. O plano determinará o local e quais as espécies de árvores que devem ser plantadas. “A nossa meta é plantar 800 mil novas árvores nos próximos quatro anos e para isso precisamos contar com a ajuda da população”.

Com relação ao Programa Adote o Verde, a chefe do executivo municipal lembrou que o próprio Parque das Mangueiras é o retrato de uma parceria com a iniciativa privada. A prefeita convidou os cidadãos comuns, as empresas, as associações de bairro eos sindicatos para adotarem uma área verde da cidade. “Esse projeto mudará a cara de Natal transformando-a numa cidade melhor”, ressaltou a Micarla de Sousa.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, João Bastos,presente no evento, revelou que Natal conta com quase 250 praças e 270 mil metros de canteiros expostos a céu aberto, o que representa uma responsabilidade do poder público e da sociedade. Para ele, Adote o Verde é um programa inovador e que a sociedade civil deve contribuir. “Com ele, a cidade se volta para ser parceira da Prefeitura do Natal na questão do meio ambiente. Juntos, podemos colaborar para um futuro melhor para a nossa cidade”.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra, o plantio das arvores melhorará o clima de Natal, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores. De acordo com o secretário, o plano terá muitos detalhes (geo-referenciamento e manutenção) e deverá contar com a participação de instituições públicas, igrejas, militares e iniciativa privada. “É um programa que já envolve toda a população, transforma Natal e a deixa melhor”, completou.