Problema de aceleração contínua no automóvel Corolla, da montadora Toyota, resulta em recall massivo do modelo no Brasil.

 

Na sexta-feira, dia 23, após reunião entre representantes da Toyota e membros do Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (GEPAC), composto pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Ministério Público Federal de São Paulo, Ministério Público Estadual de São Paulo, Ministério Público do Distrito Federal, Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor , Fundação Procon SP, Inmetro e Idec, decidiu-se pelo início do processo de recall para o Toyota Corolla em todo o país.

A falha é causada pela má-fixação do tapete ao assoalho do veículo, podendo fazer com que este se desloque, prendendo o acelerador e criando um risco grave de acidente.

A reunião aconteceu um dia após o Ministério Público de Minas Gerais, juntamente com o Procon MG, terem proibido a venda do modelo em todo o estado.

A montadora se comprometeu a anunciar o recall através de campanha no rádio, TV e jornais, como determina o CDC, além de enviar cartas a todos os donos do modelo do veículo adquiridos após abril de 2008.