Na última sexta, dia 26, o Instituto Procon Natal foi convidado a participar de evento promovido pelo Singás/RN. Nosso diretor de assessoria técnica, Elias Silva, compareceu, representando o órgão.

A reunião, que tinha como pauta o recadastramento de revendedoras de GLP no estado, contou com a presença de representantes de várias entidades, dentre as quais a Agencia Nacional do Petróleo, a FERGÁS, a Assembléia Legislativa, a Câmara de Vereadores de Natal, o Corpo de Bombeiros do RN e o Senado Federal.

O recadastramento de revendedores atende a portaria 297 da ANP, e visa coibir a venda ilegal do GLP, o gás de cozinha, fazendo com que apenas postos autorizados possam realizar tal comércio. Revendas que não contam com a autorização da ANP, além de sonegarem impostos, oferecem botijões muitas vezes recauchutados, com lacres falsificados, enchidos acima ou abaixo de suas capacidades e armazenados irregularmente. A presença de apenas uma destas infrações significa risco grave à segurança e a saúde do consumidor e de sua família, bem como ao próprio estabelecimento.

CONVÊNIO ANUNCIADO

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis fará convênio com o Instituto Procon Natal nos próximos meses para que este fiscalize as revendas de GLP na cidade. Para tanto, a Agência irá realizar treinamento específico com os fiscais do Procon.

Neste ínterim, denúncias sobre irregularidades em postos de combustíveis ou outros pontos de revenda de GLP devem ser denunciadas para o Instituto Procon Natal (3232-9050/9051) e para o Centro de Relações com o Consumidor da ANP, pelo telefone 0800 970 0267.