Na semana dedicada às crianças, os adolescentes da Casa de Passagem III estão aproveitando a programação preparada especialmente para a ocasião. Desde a terça-feira (13), todos os dias foram de atividades educativas e recreativas, entre elas as gincanas culturais. A entidade que funciona como uma modalidade de abrigo emergencial e temporário é gerido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

A celebração segue até o próximo sábado, 17, das 9 às 15h, na própria Casa, com a realização de uma super gincana, churrasco, entrega de lancheiras e muita brincadeira. Além dos adolescentes, ainda são esperadas as presenças da gestora da Semtas, Rosy de Souza; dos servidores do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE); e dos voluntários da Igreja Refúgio da Graça, parceira da Casa de Passagem.

Segundo a Coordenadora da Casa de Passagem III, Rejane Maria Bruno, atualmente são atendidos 22 adolescentes, que estão expondo os seus trabalhos artísticos até o final deste mês no Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão - MCP, localizado no bairro da Ribeira, no pátio da antiga Rodoviária Velha.

Exposição

O início da Semana da Criança coincidiu com a abertura da exposição “Passagem: uma estética de amor”, produzida pelos adolescentes da Casa de Passagem III sob a orientação do arte educador Barros Neto. A mostra aborda a arte como forma de expressão e entretenimento. O trabalho traz os sentimentos de Júlia, Carlos Augusto, Jaqueline, Jefferson e Kaline. Até o dia 28 deste mês, as 27 obras em giz de cera, lápis de cor e colagens que compõem a exposição poderão ser vistas das 9h às 17h, de segunda a sexta, e das 10h às 16h, nos sábados, domingos e feriados. Elas são o resultado das oficinas de artes realizadas na Casa de Passagem III desde o início deste ano.

Sobre o Arte Educador

Manoel Barros é recifense e atua como artista plástico há 20 anos. Ele está envolvido em projetos sociais desde 2006 e já teve seus trabalhos expostos na Europa. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação coordenou um projeto de arte contemporânea e grafite em escolas, tendo também atuado no Programa Projovem da Semtas como orientador de dois participantes em um concurso internacional de cartaz publicitário.

Sobre as Casas de Passagem

As Casas de Passagem constituem-se em um serviço de alta complexidade, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e que tem como objetivo oferecer acolhimento de caráter emergencial e provisório. Em Natal, há três delas. A unidade I atende crianças de zero a seis anos de idade. A unidade II abriga crianças entre 7 e 12 anos e a III, jovens entre 13 e 18 anos incompletos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, vítimas de maus-tratos e cujos direitos tenham sido violados.