O contrato para construção das duas primeiras Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs) de Natal foi assinado na tarde desta quinta-feira (15), entre a prefeita do Natal, Micarla de Sousa; o diretor gerente da empresa responsável pela obra (HW Engenharia Ltda), Luiz Carlos Herculano Ferreira; e a secretária Municipal de Saúde (SMS), Ana Tânia Lopes Sampaio.

A primeira UPA deverá ser concluída dentro de 90 dias, em um terreno da avenida Moema Tinoco, no Pajuçara, zona Norte de Natal. A assinatura, que ocorreu na Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), abrange ainda a construção de uma segunda unidade do tipo, a ser erguida até março do próximo ano, no bairro da Cidade da Esperança, zona Oeste da cidade.

As duas UPAs representam investimentos de R$ 7,3 milhões, sendo R$ 4,6 milhões do Governo Federal e R$ 2,7 milhões da Prefeitura do Natal. “O Governo Federal aprovou a construção de 500 UPAs em todo o Brasil, este ano, e nosso município conseguiu duas unidades. No entanto, nossa meta é construir cinco destes equipamentos em todas as regiões de Natal”, informou a prefeita Micarla de Sousa.

A chefe do Executivo potiguar lembrou que as Unidades de Pronto Atendimento se somam a projetos como o do aumento das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e o Caravana da Saúde Escolar. “Isso contribuirá de forma significativa para melhorar a qualidade do serviço público de saúde em Natal”, afirmou a prefeita.

A titular da SMS, Ana Tânia, disse que as UPAs fazem parte de uma rede de emergência, diminuindo a demanda de pacientes em centros médicos de maior porte. “Funcionam como um serviço de média complexidade. Os casos mais graves serão encaminhados para hospitais especializados, como o Walfredo Gurgel”, explicou.

Segundo Jarbas Barbosa Lopes, coordenador de implantação das UPAs pela HW Engenharia Ltda, as obras da primeira unidades serão iniciadas até o final deste mês. “Faremos a estrutura com painéis térmicos acústicos, estilo módulos, que são encaixados, proporcionando maior economia na obra”, explicou. Já o diretor gerente da empresa, Luiz Carlos, ressaltou que “este empreendimento tem um grande alcance social, assim como também proporciona eficiência na gestão hospitalar.”

Estrutura

As Unidades de Pronto Atendimento atenderão uma média de 300 pessoas por dia e oferecerão pequenas e médias cirurgias durante as 24 horas. Os pacientes terão consultórios com pediatra, clínico geral, odontologistas, além de laboratório para exames e salas de raio-x, gesso, sutura, medicação e nebulização.