Natal terá, pela primeira vez na sua história, uma orientação para a política cultural que integrará a cultura, educação e turismo. Trata-se do Plano Municipal de Gestão Cultural que foi lançado na manhã desta quinta-feira (26) pela prefeita Micarla de Sousa na Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). O documento servirá para identificar diretrizes e ações de planejamento da política cultural para a capital potiguar.

Entre as suas principais diretrizes constam o apoio a criação de pontos de cultura, valorização da diversidade cultural da Cidade do Natal, implantação do Fundo Municipal de Cultura e estabelecimento de parcerias com entidades não governamentais. Segundo o secretário César Revoredo, a iniciativa representa o compromisso com o desenvolvimento das ações que a Prefeitura do Natal, por meio da Funcarte, se propõe a fazer durante a administração municipal, que foi iniciada em janeiro de 2009.

Para a prefeita Micarla de Sousa, o Plano Municipal de Gestão Cultural representa um sonho acalentado há muito tempo em relação à cultura visto ser uma atividade importante para uma cidade que tem a maior parte do seu produto interno bruto voltado para o turismo. “Temos que tornar transparente as nossas intenções com relação a esse segmento, fazendo com que toda a sociedade saiba o que queremos com a cultura, onde nós estamos e onde queremos chegar”, frisou ela.

O Plano Municipal de Gestão Cultural tem por finalidade proporcionar vários incentivos à cultura nas áreas de Patrimônio e Memória, Festejos Populares, Natal em Natal, Auto de Natal, Musica, Artes integradas e Turismo Cultural. Também se propõe a oferecer estímulos a conferências, fóruns e seminários culturais, criação de editais públicos e fomento ao associativismo cultural.

Cidarte

A chefe do executivo municipal aproveitou a ocasião e revelou que ainda este ano será lançado o Complexo Cultural de Arte (Cidarte) que funcionará na Ribeira em galpões de uma extinta fábrica ali existente. O centro deverá contar com biblioteca, salas para oficinas, espaço para apresentações culturais, entre outros. A prefeita informou que já há disponibilidade de recursos junto ao Ministério da Cultura para colocar a instituição para funcionar.

O Cidarte tem o propósito de funcionar como uma casa de qualificação e profissionalização no que diz respeito ao artista, com o apoio de parceiros da iniciativa privada.

Incentivo

A prefeita também anunciou a implementação do Fundo de Apoio a Cultura, cujo município encaminhou um projeto de lei para a Câmara Municipal com o objetivo de destinar para a cultura os recursos do ISS arrecadados das empresas que fornecem serviços para o setor. “O referido fundo já exite, o que nós queremos é que ele seja verdadeiramente trabalhado com o apoio e a parceria de cada um que faz a cultura natalense. Uma cidade que não apóia a cultura não tem o que oferecer ao turista”, destacou Micarla de Sousa.