Cinco Núcleos de Ação Social (NAS) do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Núcleo de Atenção Especial (NAE) comemoram ainda nesta sexta-feira (16) o Dia da Criança, 12 de outubro. Ambos os programas, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), prepararam uma programação especial de eventos para fazer a alegria da criançada e celebrar a data.
Nos NAS do Alto da Torre e Beira Rio, cada núcleo inicia sua festa às 9h, com distribuição de doces, brincadeiras, gincanas, apresentação dos grupos de flauta e de danças folclóricas. Já no NAS CIAVV - Centro Integrado de Apoio às Vítimas de Violência -, as 180 crianças que o núcleo atende serão recepcionadas às 15h com uma palestra sobre o Dia da Criança, para em seguida dar continuidade à programação comemorativa com lanche e brincadeiras durante toda a tarde.
No NAS Santarém as comemorações se estenderam por toda a semana. Oficinas de pintura e fabricação de brinquedos, visita ao clube de esportes Half, apresentação de capoeira e dança no posto de saúde do bairro, além de uma gincana temática sobre a paz, lotaram o cronograma de atividades das mais de 150 crianças assistidas. Na sexta-feira o Peti Santarém visita o Parque das Dunas. Lá, elas realizarão um piquenique e diversos jogos. À tarde, a partir das 13h30, a festa continua com o lanche e mais brincadeiras ao longo do dia.
No NAS Dom Bosco haverão palestras para os adolescentes abordando a questão da sexualidade, ministradas pela enfermeira do posto de saúde do Gramoré, sorteio de brindes, distribuição de lancheiras e apresentações culturais no período da manhã e da tarde.
A coordenadora do Peti, Luciana Custódio, reforça a importância da comemoração da data em cada NAS. “São momentos de alegria, essenciais para cada criança ter seu dia e ser lembrada, acolhida e protegida”, destaca.
Já as homenagens do NAE ao Dia da Criança começam às 14h30, na sede do núcleo. Para as 180 crianças assistidas, serão realizadas oficinas, brincadeiras e entrega de presentes doados. Além disso, um professor voluntário músico terapeuta também participa do evento.
Sobre o Peti
O Peti atende mais de 1.700 crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos e conta com dez núcleos distribuídos pela cidade. O programa combate todas as formas de trabalho infantil e, para cada criança ou adolescente assistido, as famílias recebem uma bolsa de R$ 40,00 (para as áreas urbanas) ou R$ 25,00 (para as áreas rurais). Entre as atividades realizadas que fazem parte da jornada ampliada estão as oficinas de artes plásticas, artes cênicas, música, prática de esportes e recreação, oficinas de cidadania e reforço escolar. Além disso, o Peti também promove um trabalho de conscientização com as famílias sobre os direitos das crianças e adolescentes, encaminhando-as para o Programa Bolsa Família e demais serviços da rede de proteção social.
Sobre o NAE
O NAE destina-se ao atendimento de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, bem como a suas famílias. Promove ações de prevenção de deficiências, habilitação e reabilitação, igualdade de oportunidades e proteção social, através do atendimento clínico e social que oferece. Possui equipe de profissionais composta por fisioterapeutas, teraupetas ocupacionais, fonoaudiólogos, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais.