As obras de recuperação do viaduto e da laje do canal do Baldo serão iniciadas na próxima segunda-feira, dia 17. A data foi definida no final da manhã desta quarta-feira, 12, durante primeira visita técnica  da empresa responsável pelas obras, a BMB Construções Ltda. Os recursos são do próprio município, no valor de R$ 1,8 milhão e o prazo de conclusão é de seis meses.

A vistoria contou com a presença de engenheiros das secretarias municipais de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) e de Mobilidade Urbana (Semob), além da construtoraBMB. O objetivo foi verificar o local do início das obras e as mudanças que deverão ser feitas no trânsito em função da interdição das faixas e/ou desvios do fluxo de veículos.

Segundo o secretário adjunto de Obras da Semopi, Caio Múcio, o primeiro passo é recuperar a laje do canal do Baldo que está bastante danificada por causa da ferrugem exposta e oxidada. Ao mesmo tempo, será iniciada a recuperação do viaduto, estrutura de concreto que apresenta desgaste natural. Entre os serviços que serão realizados na laje do canal do Baldo, citou a demolição do pavimento, escavação, confecção da nova laje, reaterro e novo pavimento.

Inaugurado em 1978, durante o governo do prefeito Vauban Faria, o viaduto do Baldo será agora totalmente recuperado. O laudo técnico é de autoria do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Pereira da Silva. “Esse laudo é que vai nortear o que vai ser recuperado”, frisou na ocasião, o engenheiro da construtora BMB, João Carlos Aranha.

Também presente a vistoria, o secretário adjunto de Trânsito, Walter Pedro, revelou que no final da tarde desta quinta-feira, 13, será divulgado o esquema dos desvios que serão realizados para execução da obra. De acordo com ele, os estudos feitos visam causar o menor impacto possível no trânsito de Natal.