Com o tema “Os caminhos para efetivação da Rede de Proteção Social ao Idoso no Município de Natal: Desafios e Possibilidades”, está sendo realizado nesta terça-feira (13) durante todo o dia o III Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, que visa conscientizar as pessoas com mais de 60 anos de seus direitos e da importância de denunciar qualquer tipo de mau-trato. O seminário acontece no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, no bairro de Cidade da Esperança.

O evento é promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), responsável pelo desenvolvimento do programa SOS Idoso na capital potiguar. Durante a solenidade de abertura, realizada hoje pela manhã, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, enfatizou a importância de denunciar a violência sofrida e destacou alguns dos projetos do executivo municipal voltados para os idosos, como as academias da terceira idade e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) que terão médicos geriatras para a população.

“Quando vemos uma violência contra uma pessoa mais velha, na maioria das vezes envolvendo alguém de sua própria casa, como o filho, há um silêncio, uma calmaria. Não podemos aceitar isso, é preciso denunciar. E não se trata apenas da violência física, mas da psicológica também, quando muitas pessoas fazem ameaças aos idosos para ficar com suas aposentadorias e suas casas”, relatou Micarla.

Após a solenidade de abertura, foi realizada a palestra de Marília Berzins, mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). A especialista iniciou a conferência com o tema “As diversas faces da violência contra a pessoa idosa no Brasil”. Para facilitar a descoberta de casos como os citados pela prefeita, a Semtas disponibiliza o número 0800 084 1021 para receber denúncias anônimas de violência contra idosos.

À tarde, outro grupo de idosos do API Conviver se apresenta após o almoço, às 14h, quando também será aberta a I Mostra de Artesanato do programa. Na ocasião serão expostos os trabalhos manuais de 12 grupos de idosos. Fuxico, almofadas, bonecas de pano, bordados diversos, bolsas, peças de madeira, dentre outros, estarão não apenas sendo expostos, mas também comercializados.

Ao final do Seminário, serão realizadas ainda três oficinas temáticas com discussões relacionadas à prevenção da violência contra a pessoa idosa. Uma delas, intitulada “Importância da convivência comunitária no trabalho com grupos de idosos”, será ministrada pela coordenadora do API Conviver, Rosenira Batista.

Sobre o SOS Idoso

O SOS Idoso é um canal de recebimento de denúncias, feitas através do Disque Denúncia 0800 084 10 21, no qual são averiguadas situações de violação dos direitos do idoso, a fim de amparar e assegurar o bem-estar dos pertencentes à terceira idade. Casos de maus-tratos, abandono e violência doméstica constituem a maior parte do público-alvo ao qual o programa atende. As denúncias também podem ser feitas pessoalmente na sede da Semtas.